REDES SOCIAIS E EMPRESAS: O CASO DA RENAULT DO PARANÁ

Autor(es): 

Rafael Camargo Vieira - Orientadora: Profª Ana Cristina Braga Martes

Ano: 

2005

[INTRODUÇÃO] A Renault é uma empresa mundial com fábricas em diversas partes do mundo. A fábrica brasileira da montadora foi inaugurada em 1999 em São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba. Desde então o perfil socioeconômico da região mudou bastante, bem como a conformação das redes sociais. O objetivo deste trabalho é analisar a implantação e situação atual da Renault do Paraná sobre perspectiva de redes sociais focando em três dimensões principais: estratégia, confiança e inserção local. Daremos especial ênfase na questão da inserção local das famílias dos executivos franceses expatriados. [METODOLOGIA] Realizou-se um levantamento de artigos de jornal publicados nos 5 principais jornais paranaenses desde 1996 que contivessem a palavra-chave Renault. Na pesquisa empírica foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Realizamos também levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal de Curitiba e Agência Consular da França em Curitiba. [Resultados] Foram levantados 50 artigos em 5 dos principais jornais paranaenses. Foi realizada uma entrevista com representante do Consuldo da França em Curitiba e foram aplicados 20 questionários com famílias, o que possibilitou realizarmos uma análise de cluster para identificação de redes. Os dados da prefeitura possibilitaram uma análise da evolução 10 modalidades comerciais nos últimos 10 anos, possibilitado traçar relações com a vinda na Renault em 1999. [CONCLUSÃO] No âmbito estratégico a Renault realizou um excelente trabalho ao utilizar-se de redes locais para estabelecer parcerias estratégicas tanto com outras empresas como com institutos de ensino e pesquisa. Ao estudar a inserção local dos franceses, observamos dois grupos com comportamentos bastante distintos: os residentes definitivos e os expatriados. As observações empíricas nos levam a concluir que a cidade se beneficiou com a vinda dos expatriados, porém estes não se integraram tão bem com a comunidade local como os franceses residentes definitivos.

Departamento: 

FSJ