A QUESTÃO ÉTICA E O JOVEM ADMINISTRADOR

Juliana Toledo Abdala - Orientadora: Profª Maria José Tonelli

1995

[INTRODUÇÃO] O trabalho realizado teve como foco de análise a relação que se estabelece entre a organização de trabalho e ética e o indivíduo e ética. O indivíduo nesse caso é o jovem administrador, recém formado pela Escola de Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). [METODOLOGIA] A metodologia utilizada no trabalho consistiu na realização de pesquisa bibliográfica desenvolvida na biblioteca da EAESP-FGV e da FEA-USP e na realização de entrevistas de caráter qualitativo junto a três empresas e cinco recém formados. [RESULTADOS] A realização de pesquisa bibliográfica permitiu a elaboração da primeira e segunda parte do trabalho, que tratam respectivamente da questão ética em si e do perfil do jovem administrador. Na primeira etapa discutimos o conceito ética e apresentamos algumas idéias a respeito de sua importância como fator de coesão social e sua importância na organização de trabalho. Na segunda, são apresentadas duas idéias centrais: a natureza do curso de graduação em administração e a questão do individualismo que subdivide-se em três pontos - a geração dos baby busters, a estrutura da família moderna e o momento histórico vivido pelo jovem. Já a realização das entrevistas possibilitou o desenvolvimento da terceira e quarta parte, que tratam da relação empresa/ética e indivíduo/ética respectivamente. [CONCLUSÃO] - Alguns pontos relevantes foram levantados pela análise das entrevistas. De maneira geral temos, no que se refere às entrevistas com empresas uma preocupação formal em relação ao tema e à imagem da empresa e um discurso mais elaborado na abordagem da questão, embora não fique claro com isto se concretiza. Além disso, pudemos observar que, cm certa medida, ética e perfil do profissional são elementos que se confundem. Em relação às entrevistas junto aos recém formados, pudemos observar relativa abertura em falar sobre o tema, embora, este não se apresente de forma direta - ou seja, que os recém formados não têm um pensamento elaborado sobre a questão - eles mostram, por exemplo na questão da competitividade, que vivenciam a questão ética. Num trabalho seguinte, estamos tentando pesquisar as componentes formadoras da ética para este jovem.

Departamento:

FSJ