A PROMOÇÃO DA EQUIDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DE GESTORES DE UMA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Bruna Du Plessis Gomes Ferreira - Orientadora: Lara Elena Ramos Simielli

2021

[INTRODUÇÃO] A presente pesquisa tem como objeto de estudo a promoção da equidade no sistema educacional, sob a ótica de gestores de uma Diretoria Regional de Educação da cidade de São Paulo. [METODOLOGIA] A pesquisa busca identificar se o sistema educacional é entendido como promotor de equidade, e de que forma isso é feito, pela perspectiva de gestores escolares. Uma Diretoria Regional de Educação (DRE) foi selecionada como estudo de caso e a diretora da DRE, bem como três diretores de escola, foram entrevistados utilizando-se como guia para a elaboração dos roteiros de entrevista o questionário do Manual para garantir inclusão e equidade na educação (UNESCO, 2019a). [RESULTADOS] Identificou-se que a equidade é um princípio norteador do sistema educacional, embora haja dificuldades para implementá-la na prática, sendo utilizadas diferentes estratégias, tanto pelos gestores como pelo corpo docente. Essas dificuldades estão atreladas à ausência de consenso quanto ao conceito de equidade, o que influencia sua implementação no cotidiano. [CONCLUSÃO] Como principal contribuição, foi achado da presente pesquisa que o racismo e o machismo são os principais fatores de discriminação no sistema educacional, e que a identidade racial e de gênero dos diretores de escola influencia sua atuação para a promoção da equidade.