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[INTRODUÇÃO] A produção orgânica tem por objetivo obter uma provisão de bens agrícolas suficiente e sustentável. Esse manejo é baseado no respeito, no conhecimento e na responsabilidade com relação ao meio-ambiente. Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de se fazer negócios. Nela, a promoção da inclusão social é simultânea à redução ou otimização do uso de recursos naturais e do impacto sobre o meio ambiente, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira do empreendimento. Esta abordagem de compromisso ético com a sociedade e gerações futuras cria valor ao acionista e confere maior probabilidade de perenidade do negócio. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a realidade na área de produção e consumo de alimentos orgânicos no Estado do Ceará, a fim de verificar a relação entre o discurso e a prática na produção e no consumo sustentáveis. [METODOLOGIA] A estratégia de pesquisa seguiu o chamado estudo de caso qualitativo e a pesquisa de campo pessoal (1) foi feita uma pesquisa de dados secundários em livros, relatórios e artigos relacionados ao tema, sendo bases para o diagnóstico sobre a questão de produção orgânica no estado do Ceará; (2) pesquisa de campo utilizando técnicas qualitativas no levantamento das características da produção orgânica junto aos produtores com a ferramenta de entrevista padronizada; (3) pesquisa quantitativa por amostragem através da aplicação de questionários aos consumidores sobre seu conhecimento do tema. [RESULTADOS] Como resultado da pesquisa realizada com consumidores cearenses, temos que o principal motivo de compra apontado por eles foi a qualidade. 63,46% dos consumidores afirmaram consumir orgânicos, 32,69% afirmaram não consumir e 3,85% afirmaram não saber o que é um produto orgânico. Os principais motivos encontrados para o consumo de orgânicos foram: produto absolutamente saudável e a preservação do meio ambiente. A maioria das pessoas identificadas como consumidoras de orgânicos os compra em supermercados. Os não-consumidores de orgânicos o são por causa da dificuldade para encontrar os produtos. A pesquisa de campo foi realizada com entrevista a dois produtores no município de Guaraciaba do Norte, Ceará, onde se obtiveram as principais informações sobre como se encontra a situação da agricultura sustentável no estado. São produzidas cerca de 30 variedades com pequena escala de produção. O principal objetivo dos produtores orgânicos cearenses é mudar a qualidade de vida, começando por sua família. As principais dificuldades encontradas ao adotar a produção orgânica foram a falta de conhecimento dos consumidores sobre a diferença entre o produto orgânico e o produto convencional e a forte concorrência. O perfil dos seus consumidores diretos são pais de família, mulheres grávidas e idosos. Os consumidores indiretos são os associados da ADAO (Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica. [CONCLUSÃO] Buscou-se demonstrar as razões que levam os consumidores cearenses a consumir – ou não – produtos orgânicos. Percebeu-se que as pessoas estão cada vez mais interessadas por esses produtos e a procura aumenta, o que gera emprego e renda para os produtores, que pretendem atender primeiro às pessoas que moram no Ceará, para depois passarem a atender outros públicos. Dentre os novos públicos, está o estado de São Paulo. Pôde-se constatar o real interesse na preservação do meio ambiente e o cuidado com que o trabalho é feito. Conclui-se que a produção orgânica no Ceará é um negócio promissor e que está gerando renda e emprego para muitas famílias cearenses.