PRODUÇÃO ACADÊMICA EM RECURSOS HUMANOS NO BRASIL. 10 ANOS DE PUBLICAÇÃO EM REVISTAS DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA, REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA USP, REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Filipe David - Orientadora: Profª Maria José Tonelli

Instituição:

FGV

[INTRODUÇÃO] Nos últimos anos, houve uma onde de balanços críticos sobre a produção acadêmica em administração buscando responder se ao evidente aumento quantitativo de publicações correspondeu uma melhora em termos de qualidade, rigor, relevância e originalidade. Entretanto, este tipo de balanço ainda não havia sido feito na área de Recursos Humanos. O objetivo da pesquisa era, então, o de preencher esta lacuna.Os trabalhos de pesquisa sobre a produção acadêmica em recursos humanos foram dois. Ambos se constituíram de uma análise das publicações na década de 90 na área de Recursos Humanos. Um trabalho nos anais do ENANPAD, de responsabilidade do professor Miguel Caldas, e outro nas principais revistas de administração, Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração da USP (RAUSP) e Revista de Administração Contemporânea (RAC);de responsabilidade da professora Maria José Tonelli. A base de dados partiu dos artigos nas revistas de administração já citadas. Os artigos foram lidos e categorizados com base em 5 variáveis: base epistemológica, temática, perfil metodológico, padrão de referência bibliográfica e demografia de autoria As atividades do aluno bolsista foram dividas em duas fases. Na primeira, as atividades foram de apoio para o trabalho nas revistas de administração, particularmente nas variáveis padrão de referência bibliográfica e demografia de autoria, o que implicou inserção de dados e elaboração de planilhas. Na segunda fase, selecionou-se os 10 autores que mais produziram, considerando os artigos dos ENANPADs e das revistas. Estes autores publicaram um total de 63 artigos, os quais foram lidos e resumidos. [METODOLOGIA] A primeira fase das atividades de pesquisa tiveram um caráter quantitativo, buscando-se identificar os autores que mais produziram, as instituições que concentram tais autores e se a concentração em poucas instituições é significativa. A segunda fase foi de caráter qualitativo, na qual os artigos dos autores que mais produziram foram lidos e resumidos, buscando identificar os temas abordados e aprofundar o conhecimento do aluno bolsista na área de recursos humanos. [RESULTADOS] Entre as observações feitas a partir desta análise estão a de que revistas não científica como Veja e Exame, e jornais comuns como Folha de S. Paulo são muito citados enquanto as mesmas revistas científicas de administração em que os artigos estão publicados são muito pouco citadas. Com relação à demografia de autoria, foi possível observar uma baixa diversidade no que se refere às instituições de origem dos autores. Além disso, observou-se também que a concentração de artigos em um pequeno número de autores era. [CONCLUSÃO] O estudo possibilitou identificar diversos pontos problemáticos na produção acadêmica da área de recursos humanos e permitiu ao aluno bolsista um significativo aprofundamento teórico.

Departamento:

ADM