Autor(es):
Ano:
[INTRODUÇÃO] Com a forte competição atual no ambiente empresarial mundial, a eficiência é praticamente pré-requisito para participar de qualquer um de seus mercados. A área de Tecnologia da Informação (TI) sofre mudanças rápidas e, por este motivo, exige que as empresas reavaliem seus sistemas de Tecnologia da Informação com maior freqüência para não ficarem defasadas. O intuito desta pesquisa é estabelecer como se dá o processo de decisão de TI atualmente no Brasil e propor novas práticas que contribuam para sua otimização. [METODOLOGIA] Primeiramente, uma pesquisa bibliográfica foi feita. Na segunda etapa, foram estudados casos relevantes para a análise, conforme o método de Estudo de Múltiplos Casos, como definido por Yin em Case study research: design and methods (1989). Assim, 4 casos de empresas de capital nacional foram estudados, sendo 3 destas de grande porte. Foram selecionados casos de sistemas de Groupware, Enterprise Resource Planning (sistemas de gestão empresarial), Comércio Eletrônico e Data Mining. [RESULTADOS] Nos casos estudados, primeiramente, pôde ser observado que o processo de decisão de TI nas quatro áreas estudadas é similar. Além disto, foi percebido o papel fundamental que a área de Tecnologia da Informação tem dentro da empresa para o florescimento de idéias que, de alguma forma, se relacionam com esta tecnologia. As outras áreas da empresa ainda não passaram a ver TI como parte integrante de seus processos, não explicitando suas necessidades. Na verdade, a área de Tecnologia da Informação é que tem a idéia e a vende para as outras divisões da empresa. A análise do problema não é feita tão extensamente como deveria, pois a divisão de TI percebe a necessidade e já traz uma solução que pode ser implantada. Não são discutidas alternativas com as outras áreas. Só é necessária a aprovação das mesmas e um mínimo de apoio. A implantação não é muito estudada pelas empresas, uma vez que não se buscam alternativas de implantação. Basicamente, decide-se por um meio de implantar que é seguido até o fim, sem questionar se era o melhor ou não. Qualquer desvio é corrigido de forma a seguir o plano original. Durante a implantação, o sistema não é repensado. As consultorias externas são muito utilizadas no Brasil, durante todo o projeto, especialmente para suporte e desenvolvimento. Os sistemas, em geral, atendem às necessidades para que foram projetados, mas nem sempre há uma adoção geral por parte dos usuários. Por este motivo, os sistemas não chegam a ter sucesso total. Nos casos de Groupware e sistemas de gestão empresarial, são observadas profundas mudanças organizacionais de processos e de atitude das pessoas, que se devem à adaptação ao software e à reengenbaria de processos. [CONCLUSÃO] O estudo mostrou que para a otimização do processo de decisão de TI, deve-se fazer com que toda a empresa tenha melhor entendimento de Tecnologia da Informação, pois assim as idéias partirão das várias áreas da empresa. Fora isto, o sistema deve ser repensado constantemente, pois as mudanças ocorrem de forma muito rápida e a não utilização do sistema pelos usuários é uma das grandes barreiras, que devem ser combatidas através de participação, suporte, treinamentos e esclarecimentos.