PESQUISA SOBRE “QUALIDADE DE ENSINO NA EAESP/FGV”

Rodrigo Almeida de Macedo - Orientador: Prof. Ricardo Fasti

1999

[INTRODUÇÃO] A intensificação da competição no mercado de educação impôs às Instituições de Ensino a necessidade de compreender e posicionar-se diante de um novo e dinâmico contexto sócio econômico. Diante deste cenário as Instituições de Ensino começam a encarar a educação como prestação de serviço ao cliente, os quais expressam satisfação ou insatisfação em relação ao ensino da escola. O desafio que se apresenta é compreender o que constitui qualidade aos olhos destes clientes e então fazer o que for necessário para atender e exceder a suas expectativas. Para tanto, a eficácia no monitoramento e absorção das informações sobre o desenvolvimento do ambiente de marketing se mostra fundamental para o aprimoramento do ensino, métodos pedagógicos e do conteúdo curricular nas Instituições de Ensino. Nesse contexto a EAESP-FGV desempenha, como a melhor Escola de Administração do Brasil, um Importante papel: estudar, discutir e ensinar, além de aplicar e implantar a percepção do cliente em seus processos gerenciais e de ensino na prestação do serviço de educação superior. [OBJETIVO] O Projeto de Pesquisa parte da hipótese levantada de que os alunos de graduação da EAESP/FGV avaliam ensino através de indicadores de qualidade. O objetivo desta pesquisa é a compreensão das variáveis relevantes que compõe o ensino e sua forma de avaliação sob a perspectiva do aluno de graduação Isto é, pesquisa o entendimento do cliente em, relação a composição e qualidade do serviço educacional oferecido pela EAESP/FGV. [METODOLOGIA] A etapa exploratória da pesquisa utilizou entrevistas individuais e aplicação de questionário para cerca de 20 alunos do 2° ao 5° semestre. Em seguida, partiu-se para entrevistas focadas em grupo apoiadas em um roteiro de perguntas a quatro grupos de seis alunos. A etapa quantitativa aplicará questionário estruturado “Central location” para cerca de 40 alunos do primeiro ao último semestre. [RESULTADOS] A revisão bibliográfica permitiu o estudo da pesquisa, científica voltada para a solução de problemas e obtenção de conhecimento através do conjunto de atividades sistemáticas e racionais, emprego de métodos e critérios, permite alcançar conhecimentos válidos e verdadeiros. Outro resultado significativo observado na revisão bibliográfica das investigações em ensino e também na análise do levantamento de dados da pesquisa realizada foi a enorme dificuldade de se isolar as variáveis dos fenômenos educacionais. Por outro lado, obteve-se a fundamentação da percepção de educação como serviço, da avaliação de qualidade a partir da ótica do cliente e a importância do monitoramento destas informações no desempenho da Instituição de Ensino. As entrevistas individuais não trouxeram os resultados esperados em virtude das limitações do questionário aplicado. Os resultados referentes a percepção das variáveis que compões o ensino e sua forma de avaliação ficaram restritos a um levantamento pontual, sem permitir maior aprofundamento. As respostas envolveram proximidade entre teoria e prática, bons. professores, empregabilidade, material didático atrativo e formação pessoal e i profissional. O “focus group” contribuiu com um levantamento mais consistente da percepção de ensino, o roteiro permitiu discorrer sobre os vários entendimentos no grupo e ampliar os resultados da etapa exploratória. [CONCLUSÃO] Os estudos contextualizando - as instituições, prestadoras de serviço de ensino num mercado competitivo, em que a satisfação ou insatisfação do cliente é decisiva para a sobrevivência das organizações, demonstram pré-disposição para se compreender o que constitui qualidade aos olhos destes clientes e então fazer o que for necessário para atender e exceder estas expectativas. Por outro lado, a relação entre a percepção de ensino e a sua forma de avaliação é confirmada e a hipótese do Projeto de Pesquisa, validada - os alunos realmente avaliam o ensino através de indicadores de qualidade, assegurando a percepção dos clientes em relação ao serviço prestado. Conseqüentemente, verificamos que há potencial interesse das Instituições de Ensino em compreender o cliente-aluno e que ele realmente avalia o serviço prestado através de indicadores próprios de qualidade. O monitoramento e a absorção destas informações mostra-se, portanto, fundamental para a melhoria do serviço, satisfazendo o cliente e a Instituição de Ensino.

Departamento:

MCD