OS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS JUNIORES

Autor(es): 

Lígia Antonio Battagello - Orientadora: Profª Isabela Baleeiro Curado

Ano: 

2009

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] A análise da cultura de uma organização nos leva aos valores nos quais se baseiam os comportamentos e as atitudes dos membros dela. As empresas juniores, organizações únicas formadas e geridas por estudantes universitários, até hoje foram muito pouco estudadas, apesar de sua expressividade. Partindo do pressuposto de que as empresas juniores possuem um perfil de cultura organizacional próprio ligado às suas características peculiares, o objetivo dessa pesquisa foi (1) identificar qual o perfil da cultura organizacional das organizações estudadas e (2) comparar se as empresas juniores possuem uma cultura organizacional comum. Assim, foram estudadas as empresas juniores que estão ligadas à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). A referência teórica utilizada para identificar os perfis culturais das empresas pesquisadas foi baseado no Competing Value Model de Quinn (1984). [METODOLOGIA] A estratégia de pesquisa seguiu uma linha de investigação metodológica mais quantitativa em torno da cultura organizacional das empresas juniores: a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, e a análise dos dados foi realizada com o apoio de várias técnicas de análises estatísticas, visando identificar os perfis culturais. [RESULTADOS] A pesquisa revelou que as empresas juniores estudadas apresentaram um compartilhamento de valores organizacionais, dando indícios de que as empresas juniores possuem traços similares em suas culturas organizacionais, compartilhados devido às características que todas elas possuem, servindo esses resultados como ponto de partida para pesquisas posteriores. [CONCLUSÃO] O resultado obtido de valores compartilhados entre as empresas juniores estudadas, por serem da mesma Instituição de Ensino Superior, devem ser tomados como indícios de que as empresas juniores como um todo compartilham valores similares, abrindo assim campo para uma nova pesquisa, com uma amplitude de empresas pesquisadas. Os resultados assim podem ser tomados como indícios, não podendo ser generalizados para o universo de empresas juniores brasileiras, devido às restrições que o grupo de empresas estudadas apresenta. 

Departamento: 

ADM