O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Sílvia Krueger Pela - Orientador: Prof. Fernando de Souza Meirelles

2003

[INTRODUÇÃO] Atualmente, a aprendizagem contínua é muito importante para a manutenção das relações produtivas. Aliado a isso está o fato da atualização do conhecimento ser essencial à competitividade. Sendo assim, o conhecimento e a capacidade de aprendizado são necessários ao desenvolvimento profissional. Por esse motivo, os ambientes de ensino e aprendizagem se redefinem, utilizando novas tecnologias e metodologias educacionais. Nesse contexto insere-se a EAD (Educação a Distância). As técnicas de EAD mesclam recursos educacionais com ferramentas de tecnologia de informação e comunicação. No decorrer deste relatório serão analisados alguns destes aspectos da EAD como material didático, a interação entre alunos e professores, as tecnologias utilizadas, a certificação entre outros, visando correlacioná-los com os índices de evasão. [METODOLOGIA] Nesta pesquisa, será utilizada a metodologia de pesquisa de estudo de caso, com análises de Instituições de Ensino Superior (IES) que utilizam Educação a Distância. A pesquisa também será bibliográfica, já que os seguintes assuntos serão investigados: tecnologia, desistência, metodologia, Internet, certificação através de estudos de artigos, livros que tratem do assunto em bibliotecas, sites, instituições e etc. Os dados utilizados nesta pesquisa são dados secundários obtidos no Relatório do NPP (Núcleo de Pesquisas e Publicações) do Prof. Fernando Meirelles. [RESULTADOS] Os resultados obtidos mostram que há relação entre o índice de evasão e as tecnologias utilizadas.Entre os dados analisados, a tecnologia de informação e comunicação utilizada no curso e o modelo de ensino são os fatores que mais influenciam no índice de evasão. Em relação ao modelo do curso, analisa-se que na amostra, os cursos semi-presenciais apresentam média de evasão de 8% enquanto os cursos totalmente a distância apresentam média de índice de evasão de 30%. Relacionado ao modelo de curso está a tecnologia de informação e comunicação (e-mail, chat, fórum, videoconferência, teleconferência) utilizada. Para os alunos de cursos totalmente a distância a Tecnologia de Informação e Comunicação é de primordial importância para que ele sinta-se pertencente a um grupo e participante do curso. Outros fatores analisados pelo modelo e que se destacam por influenciarem o índice de evasão são o desenho do curso e a forma de disponibilizar material. O desenho do curso relaciona-se à forma como o curso está estruturado considerando a tecnologia computacional, sendo as principais: videoconferência, teleconferência, internet e CD-ROM. Desta forma, observa-se que o índice de evasão possui relação com a tecnologia utilizada no curso a distância. [CONCLUSÃO] O objetivo desta pesquisa foi avaliar o índice de evasão nos cursos a distância das IES analisadas.Para isso foi realizada uma análise estatística com 22 IES (aquelas que forneceram dados referentes a índice de evasão) e observou-se que o índice de evasão é explicado em 60,17% pelas variáveis coletadas na pesquisa, sendo as variáveis mais representativas são: modelo de ensino e interação entre professores e alunos.Entretanto, deve-se destacar que o índice de evasão pode ser justificado também por variáveis exógenas ao curso a distância, já que se deve considerar aspectos particulares de cada aluno que também influenciam na taxa de evasão.

Departamento:

IMQ