O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE TELECOMUNICAÇÕES DIANTE DA DIFUSÃO DA INTERNET NO COTIDIANO EMPRESARIAL

Autor(es): 

Arnaldo Luiz Romera Jr. - Orientador: Prof. Fábio Luiz Mariotto

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] A presente pesquisa tem como objetivo analisar o evidente surgimento de um novo foco de criação de riquezas no país: o mercado de comunicação de voz, dados e imagem baseados em infra-estrutura de redes de fibras ópticas. Em especial sua utilização no mercado denominado corporativo, composto por empresas e prestadores de serviços. Estes serviços têm sua expansão centrada principalmente no desenvolvimento da rede mundial de computadores conhecida como INTERNET, que está possibilitando a exposição e comercialização de mercadorias entre os mais distantes mercados e consumidores. Nesta competição, o fator velocidade de transmissão de voz, dados vídeo e Internet pode ser crucial para a viabilidade destes negócios para muitos setores. E prover a este ambiente um diferencial nestas conexões um grande negócio. [METODOLOGIA] Para realizar a presente pesquisa foram realizados: prospecção de dados e informações junto a meios de comunicação disponíveis a respeito do contexto da fibra óptica no mercado nacional e a respeito da empresa selecionada como estudo de caso, a Netstream Telecom; análise e seleção dos tópicos mais relevantes para o desenvolvimento das argumentações e hipóteses inicialmente levantadas; discussão com o professor orientador e outros pesquisadores (WorkShop) a respeito de eventuais imprecisões contidas no material apresentado, com a análise de sugestões e novas abordagens para a continuação e conclusão da pesquisa; análise baseada nos conceitos de estratégia empresarial e de estudo de caso, seguindo a metodologia proposta por Yin (1989); entrevistas com os profissionais da Netstream Telecom com o intuito de confirmar as informações publicadas na imprensa e resolução de dúvidas a respeito do posicionamento estratégico e premissas de gestão da empresa; apuração dos resultados e redação do relatório final. [RESULTADOS] O segmento do mercado de comunicações analisado bem como a empresa foco da pesquisa têm superado as expectativas de crescimento, em virtude da percepção das empresas clientes para com os serviços oferecidos, identificando-os como fator crítico para o sucesso e de sobrevivência no comércio nacional e internacional. As redes de fibra óptica tem apresentado uma tendência de substituição tecnológica frente as redes convencionais coaxiais, com ganhos expressivos em velocidade, capacidade de fluxo e segurança. Em especial a Netstream conseguiu criar uma sólida base em sua área de atuação, criando uma marca reconhecida e respeitada por sua competência em satisfazer os clientes com um composto mercadológico atraente em termos de preço e qualidade de produtos e serviços prestados, aliado ao seu posicionamento pioneiro e empreendedor com o intuito de prover soluções personalizadas e que atendessem com maior precisão as necessidades das corporações nacionais. [CONCLUSÃO] O modelo de Business Developer utilizado pela Promon na criação da Netstream conseguiu comprovar seu êxito com a conclusão de seu processo através da venda da prestadora de serviços limitados para a AT&T, a maior empresa de comunicação de voz e dados do mundo. Além disso, a operação provou ser um bom negócio para ambas as partes, provendo à Promon de um bom retorno ao seu investimento inicial, trazendo recursos para o desenvolvimento de novos negócios, e à AT&T de uma porta de entrada no mercado nacional, abrindo novas perspectivas e uma provável ampliação do foco da empresa no país, acelerando o processo de investimentos no mercado visando uma melhor preparação para o ano de 2002, quando ocorrerá a total desregulamentação do setor de Telecomunicações. E um novo contexto será formado, com players globais dotados de maiores condições de concorrer e trazer avanços consideráveis não somente às telecomunicações mas a toda economia do país.

Departamento: 

ADM

Anexos: