O PAPEL DOS RECURSOS POLÍTICOS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Autor(es): 

Laurent Wiliam Broering - Orientador: Prof. Rodrigo Bandeira de Mello

Ano: 

2012

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Apesar da multiplicidade de abordagens e lentes teóricas para explicar os processos de internacionalização e vantagem competitiva de empresas, um dos fatores negligenciados pela literatura é o papel dos fatores políticos. Assim, a intenção com este trabalho é avaliar como as evidências da literatura se revelam na prática dentro da estratégia da empresa estudada e de que modo o relacionamento e uso do ambiente político têm influenciado a trajetória de internacionalização da Brasil Foods. [METODOLOGIA] Este projeto utilizou fontes que geraram dados primários, obtidos no campo pelo pesquisador por meio de entrevista semiestruturada em profundidade, que teve como objetivo suplementar chegar além do discurso institucional; e secundários, como relatórios da empresa, indicadores da conjuntura econômica do país, reportagens sobre eventos importantes no setor correspondente e estudos de casos publicados sobre outras empresas dos mesmos setores. Estes dados foram então analisados a partir do método de estudo de caso a fim de pesquisar os mecanismos pelos quais a relação empresa-governo afetou a internacionalização da Brasil Foods. [RESULTADOS] Se verificou que vários fatores mercadológicos e não mercadológicos contribuíram para o sucesso do processo de internacionalização da Brasil Foods, dentre os quais os políticos se revelaram muito importantes para complementar as capacidades e recursos técnicos da empresa. Dentre os elementos elencados merecem destaque a atuação do governo a partir de empresas como o BNDES para se garantir acesso com custo subsidiado à capital para ampliação da capacidade produtiva dentro e fora do país e acesso a linhas de crédito voltadas à exportação; a participação no Conselho de Administração da empresa de pessoas com influência política para ampliar a capacidade de relacionamento da empresa com o governo e proveito dos recursos políticos disponíveis; a doação para campanhas eleitorais a fim de favorecer a eleição de políticos cujos propósitos e objetivos se assemelhem aos do setor no qual a empresa atua; a estratégia de firmar alianças e parcerias nos países hospedeiros com empresas cujos recursos políticos encontravam-se bem desenvolvidos para facilitar o acesso à política local; o fomento e a formação de associações como a ABEF (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos) para estimular medidas que favoreçam o setor; e a organização de missões diplomáticas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos responsáveis cuja execução contribui para a abertura de novos mercados e melhora as condições de competitividade destas empresas nos mercados internacionais. [CONCLUSÃO] A partir do estudo de caso analisado foi possível perceber que não são apenas os aspectos mercadológicos que influenciam e determinam o processo de expansão das empresas. Apesar de indispensáveis para o grande sucesso que Sadia e Perdigão conquistaram fora do país, em um processo continuado e expandido pela Brasil Foods quando esta foi criada, a posse de competências e know-how técnico se mostrou indispensável, porém não suficiente para explicar o sucesso do seu processo de internacionalização. Além disso, a importância de se firmar parcerias com empresas nos países hospedeiros para garantir acesso a recursos políticos foi um elemento importante da estratégia de internacionalização da empresa, mostrando que o relacionamento político deve ser estimulado não só entre a empresa e o governo do seu país de origem como também entre ela e o do país hospedeiro.  

Departamento: 

ADM

Anexos: