O PAPEL DO CARTÃO DE CRÉDITO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS (ETAPA QUANTITATIVA)

Renato Villas Boas Perito - Orientadora: Profª Tania Modesto Veludo de Oliveira

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente projeto teve por objetivo investigar a relação entre o uso do cartão de crédito e o comportamento de compra dos jovens universitários entre 17 a 25 anos, pertencentes à classe A e B, residentes na cidade de São Paulo. O estudo também buscou avaliar se as características e facilidades do cartão de crédito influenciam a compra compulsiva no respectivo público-alvo. O projeto envolveu duas etapas de pesquisa, uma qualitativa e outra quantitativa. Este relatório refere-se especificamente à etapa quantitativa da pesquisa. [METODOLOGIA] Foi elaborado e aplicado um questionário, tanto em formato impresso como on-line, ao respectivo público-alvo. O software Sphinx foi utilizado para a elaboração do questionário impresso e o Googledocs para o on-line. As análises foram rodadas com a base de dados de 368 respondentes por meio do software SPSS 16.0. Na análise, utilizaram-se os métodos de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Regressão Linear Múltipla (RLM). Os resultados obtidos foram comparados com os resultados do referencial teórico e foram posteriormente complementados com os resultados da etapa qualitativa. [RESULTADOS] De acordo com a pesquisa quantitativa, foram encontrados 29 indivíduos (8% da amostra) com tendência a compra compulsiva, sendo que 22 (76%) são mulheres e 7 (24%) são homens, e 21 deles possuem entre 1 e 2 cartões de crédito. Os modelos elaborados demostraram que quanto maior a ansiedade dos jovens em relação aos seus comportamentos de compra, maior a tendência em apresentar comportamento de compra compulsiva. Do mesmo modo, quanto mais intenso o nível do uso do cartão de crédito, maior a tendência do jovem em apresentar comportamento de compra compulsiva. E em contrapartida, quanto mais o jovem realiza planejamento financeiro, menor a tendência em apresentar comportamento de compra compulsiva. [CONCLUSÃO] A pesquisa quantitativa revelou que há indivíduos do público-alvo que apresentam comportamento de compra compulsiva, além de apontar aspectos importantes sobre o relacionamento dos jovens com o cartão de crédito. Desse modo, é preciso auxiliar e instruir os jovens sobre o uso consciente do cartão de crédito e sobre o gerenciamento de suas finanças pessoais. O endividamento e a educação financeira são temas relacionados ao uso do cartão de crédito e compra compulsiva. O estudo sugere ações nos âmbitos do Primeiro, Segundo e Terceiro Setores para auxiliar os jovens e suas respectivas famílias a gerenciar melhor seus gastos.

Departamento:

MCD