O MOVIMENTO DE ITCPS E SUA DIFUSÃO NO BRASIL

Leonardo Félix Machado - Orientador: Prof. Mário Aquino Alves

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Este estudo visa entender quais fatores motivaram e influenciaram o surgimento de uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) dentro de uma universidade. A partir do entendimento desses fatores, buscou-se encontrar similaridades e particularidades entre essas organizações, para, então, introduzir um estudo que possa trazer uma imagem desse tipo de organização e do campo institucional que está se formando. As ITCPs podem ser chamadas também de Incubadora de Economia Solidária (IES), sendo esse campo de estudo a base conceitual para o surgimento e difusão desse tipo de organização. [METODOLOGIA] A pesquisa foi dividida em três partes. Uma foi um estudo exploratório, a partir de visitas em campo e entrevistas em profundidade, para entender a complexidade dessas organizações. Outra foi um levantamento dessas organizações ativas no Brasil e a criação de um banco de dados com informações de contato. Por fim, foi feito um estudo do surgimento da primeira ITCP, em 1996, do qual foram retirados os fatores ambientais que orientaram a criação do instrumento de coleta e toda a análise posterior. Esses fatores foram estudados e divididos em quatro grupos: motivadores dos ambientes interno e externo e facilitadores dos ambientes externo e interno. Uma vez com o instrumento pronto, coletaram-se informações de 14 organizações. [RESULTADOS] Encontraram-se 81 IES no Brasil, das quais somente 66 estão efetivamente ativas. As IES possuem uma natureza intermitente, de modo que podem estar inativas por um período e voltar a funcionar em outro. Dos motivadores ambientais analisados, quase todos fazem sentido na amostra estudada, sendo os motivadores mais fortes os externos, ligados ao contexto socioeconômico e político do Brasil e ao movimento da economia solidária e difusão ideológica. Nesse grupo, o único fator que parece não ter influenciado fortemente esse campo é o movimento estudantil. Em relação aos facilitadores ambientais, todos os fatores fazem algum sentido para as organizações estudadas, sendo a perspectiva da extensão universitária, que dá legitimidade institucional a esse tipo de organização, e o financiamento público os fatores mais relevantes. [CONCLUSÂO] Parece mesmo haver uma confluência dos fatores que influenciaram o surgimento desse tipo de organização, havendo, então, uma forte motivação externa combinada com fatores internos que facilitaram esse surgimento. O estudo parece ainda introdutório, pois não fornece muitas bases para se entender a complexidade dessas organizações e suas relações, tampouco o ecossistema no qual elas estão inseridas. Mas o estudo aponta algumas reflexões que podem ajudar a aprimorá-lo e de fato introduzir um aprofundamento no tema.

Departamento:

GEP