O MARKETING NA MÍDIA ALTERNATIVA

Paulo Roberto P. Lanfranci - Orientador: Prof. Helton Haddad Carneiro da Silva

1997

[INTRODUÇÃO] Tendo em vista um constante aumento de competitividade e agressividade das empresas, desenvolvemos um trabalho que tem como objetivo encontrar caminhos alternativos de disputa de mercado. Esses novos caminhos servem como diferencial e representam um novo posicionamento do marketing a ser utilizado pelas empresas. Através desse trabalho pretende-se desenvolver um novo horizonte que questiona os paradigmas do marketing na mídia e proporciona um ambiente favorável a discussões. Além disso permite que sejam tomadas decisões sob um aspecto mais abrangente, promovendo várias soluções para atender a uma necessidade existente e também apresenta novas alternativas quando comparado com o panorama do marketing utilizado atualmente. [METODOLOGIA] Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica visando constituir um ponto de partida sólido para o desenvolvimento de novas técnicas e posicionamentos que sejam inovadores com relação à utilização da mídia. Feito isso, a etapa seguinte foi a de agrupar os vários assuntos fragmentados a respeito de um mesmo tema e comparar o posicionamento dos vários autores pesquisados com relação a diversas formas de escolher, desenvolver e executar o marketing de forma alternativa. [RESULTADOS] A realização da revisão bibliográfica possibilitou determinar os conceitos fundamentais utilizados estrategicamente na tomada de decisões e também permitiu, conhecer como o processo de decisão é encadeado desde a necessidade apresentada pela empresa até como deve ser feita a escolha de um determinado canal de comunicação para atender de forma mais eficiente um determinado público alvo. Além disso contribuiu para a ampliação da visão a respeito do tema apresentado mostrando várias técnicas que podem ser utilizadas para conseguir trabalhar o marketing na mídia de uma maneira ainda pouco explorada em processos administrativos. [CONCLUSÃO] Algumas técnicas alternativas de trabalhar a mídia já têm resultados empíricos testados e comprovados mas muitos recursos apresentam-se ainda como idéias novas, muitas delas recentes demais para poderem ser analisadas. Porém os aspectos mais interessantes foram obtidos com a junção de novas idéias que passam a formar um novo panorama e refletem uma nova realidade dinâmica que está presente cada dia mais em nosso cotidiano. Foi possível confirmar a hipótese de que existem caminhos alternativos para se chegar a um resultado desejado utilizando técnicas que normalmente foram descartadas e agora têm se apresentado como um diferencial para as empresas que, a partir desse diferencial terão que se desenvolver para sobreviverem em um mercado que a cada dia se torna mais competitivo. Sendo assim este tema permitiu o desenvolvimento de uma visão crítica e ao mesmo tempo ponderada a respeito do comportamento do marketing para os próximos anos. Desta forma passamos a encarar a mídia alternativa como uma nova ferramenta a ser utilizada pelo administrador para o exercício de sua profissão.

Departamento:

ADM