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[INTRODUÇÃO] O impacto da pandemia do COVID-19 sobre MPEs possui grande relevância para a economia do país (SEBRAE, 2020). O presente estudo tem por objetivo analisar tais impactos do ponto de vista logístico e todas as dificuldades encontradas pela necessidade de transição ao novo modelo de e-commerce. A pesquisa se divide em duas etapas: o entendimento dos tópicos e conceitos de acordo com os referenciais teóricos e a exemplificação dos mesmos por meio de exemplos práticos e situações vivenciadas por 10 diferentes micro e pequenos empresários. [METODOLOGIA] O estudo envolveu o levantamento dos referenciais teóricos, entrevistas em profundidade e análises tanto das forças, fraquezas, oportunidades, ameaças que a crise deixou para o micro e pequeno varejista, como as análises políticas, sociais, ambientais e legais do Brasil para o período. Foi possível realizar um procedimento de triangulação, como define Flick (2009a; 2009c; 2013), por meio: 1. das análises qualitativas advindas das entrevistas com micro e pequenos empreendedores; 2. Das análises quantitativas advindas de uma pesquisa em escala likert com o objetivo de compreender as maiores dificuldades do período para o micro e pequeno varejista; 3. A coleta em diferentes espaços de tempo para que houvesse contexto do início da pandemia em março de 2020 e seu desdobramento 1 ano depois. [RESULTADOS] A transição ao e-commerce é uma tarefa que demanda recursos e conhecimento. Para o momento de crise, adiciona-se a pressa e o desespero de manter um negócio ativo. Assim, definiram-se as 5 principais vertentes e ordem de maior para menor dificuldade: 1. Soluções logísticas; 2. Adaptação de uma plataforma; 3. Precificação dos produtos com adição do valor de frete; 4. Comunicação e integração de tecnologias; 5. Embalagens adaptadas. [CONCLUSÃO] A crise deixará mudanças permanentes como, por exemplo, a preocupação de abrir um negócio já adaptado a um sistema de plataforma, com entregas em domicílio, embalagens adaptadas e sistemas integrados, pois o e-commerce deixou de ser um susto da crise para se tornar uma demanda do mercado. Muitas pesquisas devem ser desenvolvidas para gerar conteúdo que auxilie o micro e pequeno varejista e traga conhecimento mais detalhado sobre cada vertente que foi discutida neste estudo.