O IMPACTO DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RISK MANAGEMENT NO CÁLCULO DO CUSTO DE CAPITAL DAS EMPRESAS

Daniela Fernanda Spinardi Silveira - Orientador: Prof. Hsia Hua Sheng

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente artigo tem como objetivo aplicar a teoria discutida no artigo “Integrating Risk Management and Capital Management”, publicado em 2002 pelo Journal of Finance por Shimpi Prakash à situação de companhias brasileiras que utilizam derivativos de câmbio e de taxa de juros para proteger seus fluxos de caixa e verificar se as mesmas são beneficiadas por redução do seu custo de capital. [METODOLOGIA] Foram analisadas as informações financeiras publicadas por empresas dos setores de commodities das quais três destacaram-se por sua exposição cambial e práticas de hedge.  Além da verificação das exposições cambiais, foram analisados os benefícios das ferramentas de hedge sobre o custo de capital das empresas no período em questão a partir do acompanhamento de seus ratings de dívida e das metodologias WACC e TACC de custo de capital. [RESULTADOS] Ainda que com ressalvas, chegou-se à conclusão de que a Gerdau é beneficiada por sua política de hedge, ainda que maneira pouco relevante, sobretudo devido ao fato de os custos de seus instrumentos financeiros serem inferiores ao custo de dívida e capital próprio da empresa. Já a empresa Aracruz beneficiou-se, sobretudo, devido aos seus elevados ganhos financeiros no mercado de derivativos e aos baixos volumes de contratos em aberto ao final dos anos fiscais analisados. Tal situação causou distorção ao apresentar uma relação de ganhos versus capital bastante expressiva. Por fim, a empresa CPFL, que apresentava uma equilibrada relação entre os custos de capital com e sem o efeito de derivativos até o ano de 2006, passou a beneficiar-se fortemente de sua estratégia financeira, o que a permitiu operar com elevados montantes de contratos mantendo um mesmo nível de custo dos derivativos. [CONCLUSÃO] A partir da análise de três companhias dos setores de commodities  - Gerdau, Aracruz, CPFL - chegou-se à conclusão preliminar de que parecem existir evidências de que as companhias que utilizam estratégias de hedge possuem maior capacidade de elevar sua alavancagem e de manter controle sobre seus custos de dívida e de capital.

CFC