O ENSINO DA PSICOLOGIA EM PEQUENOS GRUPOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Silvio Histoshi Ikegami - Orientadora: Profª Ideli Domingues

1995

[INTRODUÇÃO] O Projeto visava descobrir como a metodologia com os pequenos grupos poderia ser aprimorada para facilitar a aprendizagem de Psicologia dos alunos do curso de Administração, e como o sistema de monitoria poderia promover na qualidade: a) da comunicação e aprendizagem do grupo de alunos; b) dos conceitos psicológicos em sua articulação com a Administração. [METODOLOGIA] Análise do relato dos monitores nos pequenos grupos quanto a: comunicação, cooperação, intervenção, percepção do papel do monitor. [RESULTADOS] Encontrou-se indícios de que os alunos detectaram via papel de monitor níveis de cooperação, comunicação que conduzem à produtividade grupal ou não; e indícios de mudança de percepção tanto em relação ao grupo, como em relação a seu papel. [CONCLUSÃO] Detectou-se aspectos relevantes na aprendizagem com o sistema proposto que permitiu identificação de desvios de tarefa proposta e sua relação com estilos de cooperação e comunicação; o exercício de assimetria, e contato com as mudanças facilitadas, pela alternância de papéis (monitor/integrante) contribuem para a flexibilidade e leitura contextualizada dos grupos, necessários ao futuro profissional. (CNPq).

FSJ