NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

Alice Aiko Nishida - Orientador: Luis Henrique Pereira

2021

[INTRODUÇÃO] A pandemia reforçou a importância de adotar tecnologias que fogem do método tradicional, segundo Vasconcellos (1992), este modelo apresenta um alto risco de não aprendizagem, uma vez que há baixa interação entre o aluno e o objeto estudado; e pouco exercício de reflexão, síntese e problematização; o que acaba levando à formação de um cidadão passivo de baixa capacidade crítica. A Mckinsey (2017) reitera que o sistema educacional predominante não consegue acompanhar as demandas do mercado, considerando a atual grade curricular de baixo desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills. Assim, se definiu o problema de pesquisa: Como a pandemia impactou a inovação da educação em nível superior nos aspectos metodológicos e tecnológicos? Buscando descrever a mudança do funcionamento das metodologias durante a pandemia; analisar os motivos e impactos das mudanças ocorridas; e identificar as novas ferramentas educacionais utilizadas por docentes na volta do ensino presencial. [METODOLOGIA] A partir dos estudos da Revisão Bibliográfica, foram elaborados os questionários de entrevista em profundidade para docentes e estudantes. A estratégia de validação para a pesquisa consiste na triangulação de diferentes fontes de dados, a convergência das diferentes perspectivas dos participantes comprovará os tópicos apresentados, aumentando a validade do estudo (CRESWELL, 2013). Para investigação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, trabalhando com os artigos provenientes das bases de pesquisa, as transcrições das entrevistas e os registros das observações (BARDIN; 2006). [RESULTADOS] A falta de concentração e engajamento dos alunos fez com que os docentes se reinventassem, procurando recursos externos que pudessem aumentar a atratividade das aulas desde a mudança do design da apresentação até o uso de vídeos e enquetes como o Mentimeter, além da contextualização dos conceitos com os problemas provenientes do cenário atual. Docentes apontaram que pretendem continuar usando os recursos tecnológicos na volta do presencial, por conseguinte,  outras metodologias ativas ligadas a tecnologia também ganharam popularidade. [CONCLUSÃO] Há muitas melhoras a serem feitas para o ensino, os docentes precisam ser mais incentivados a estudar a pedagogia e procurar aprimoramentos. Não se pode acomodar no básico, considerando a importância que a educação tem na formação dos indivíduos, que representam nosso futuro.