MARKETING SOCIAL: UMA NOVA POSTURA DAS EMPRESAS PERANTE A SOCIEDADE

Autor(es): 

Stefan Krawczenko Feitoza de Oliveira - Orientadora: Profª Inês Pereira

Ano: 

1999

[INTRODUÇÃO] Diante da equalização das empresas quanto a fatores de competitividade como produtividade, flexibilidade, qualidade e capacidade de inovação, a pesquisa pretende explorar a utilização do Marketing Social como gerador de benefícios à sociedade e ao desempenho das organizações. [METODOLOGIA] Foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo alguns temas sobre marketing Social. Em seguida, foram realizadas entrevistas com profissionais da área de Marketing Social de cinco empresas, a fim de estudar os projetos sociais desenvolvidos por estas organizações. [RESULTADOS] A pesquisa permitiu determinar os motivos que levaram as empresas investigadas a investir no campo social e estabelecer os principais impactos destes esforços, ou seja, que benefícios estas - estratégias têm propiciado às comunidades assistidas e às organizações engajadas. [CONCLUSÃO] Os principais motivos que levaram as empresas a investir no campo social foram: a percepção da necessidade de ajudar comunidades precariamente assistidas pelo Estado, cumprindo sua função social, e a identificação do engajamento social como uma ferramenta para constituir uma imagem positiva da organização e possuir empregados mais motivados melhorando, conseqüentemente, o seu desempenho. Quanto aos benefícios que estas Iniciativas trouxeram a sociedade, os mais freqüentes foram a integração de adolescentes e jovens de comunidades carentes à sociedade através do esporte e da educação e o apoio na formação de cidadãos conscientizados de seu papel na melhoria da sociedade. Outros benefícios relacionados às áreas da saúde, ecologia e cultura também estiveram presentes entre os mais citados. Já quanto aos benefícios propiciados por programas sociais às organizações, os citados com maior freqüência foram: a melhoria da imagem da empresa perante a opinião pública, os ganhos de mídia através das constantes aparições espontâneas em meios de comunicação e a constituição de uma equipe de trabalho mais motivada. E relevante considerar que em se tratando de uma amostra não probabilística, os resultados obtidos não podem ser generalizados. Sugere-se para futuros estudos que seja investigada através de qual estrutura gerencial as empresas são mais eficazes na gestão de programas sociais, ou seja, se através de uma Fundação ou da formação de uma equipe responsável por estas iniciativas.

Departamento: 

MCD

Anexos: