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[INTRODUÇÃO] O presente projeto de pesquisa tem como objetivo mapear e descrever os principais desafios encontrados atualmente pelos empreendedores de negócios sociais no Brasil. A atual conjuntura social e econômica mundial foi favorável ao desenvolvimento do conceito de negócios sociais. Negócios sociais são negócios que buscam por meio de mecanismos de mercado impactar positivamente um problema social. As duas principais correntes teóricas do tema discorrem a respeito da distribuição ou não distribuição de dividendos no setor. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa exploratória de abordagem direta. Para isto foi realizado primeiramente um extenso estudo do referencial teórico disponível sobre o tema e posteriormente entrevistas em profundidade com uma amostra de 13 empreendedores sociais brasileiros. [Resultados] Os resultados obtidos das entrevistas em profundidade expõem os principais desafios destacados pelos empreendedores e as respectivas fases em que estes desafios estão mais propensos a ocorrerem. O desafio mais recorrente foi o recrutamento de pessoas e formação de equipe. Outro desafio muito importante para o negócio é o desafio de expansão do negócio. [CONCLUSÃO] Por fim, conclui-se que a gestão dos aspectos sociais e financeiros torna-se cada vez mais desafiadora à medida em que há uma dicotomia de interesses entre o negócio social e os clientes. Nesta situação, o mercado exige a maior bandeira verde ou social e o menor custo. Tal situação implica que a gestão do negócio equilibre os valores do negócio e a sustentabilidade financeira do mesmo, sem deixar de observar a sustentabilidade competitiva da empresa no mercado. Neste sentido, pode-se concluir que o desafio de compatibilizar os valores da empresa e a sua competitividade perante o mercado é essencial na medida em que a competitividade da empresa muitas vezes representa o potencial da dela obter um crescimento em larga escala e assim, obter um impacto social ainda maior (de acordo com a definição e propósito dos negócios sociais).