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[INTRODUÇÃO] Constata-se, nesta última década, uma mudança significativa nas estruturas organizacionais das empresas, pois estas precisam ser mais competitivas e cada vez mais estar próximas do cliente para atendê-lo melhor. Esta mudança foi caracterizada pela flexibilização das estruturas burocráticas tendo como foco a satisfação do cliente. Ao flexibilizarem-se as estruturas, diminuíram-se os controles formais dos processos da empresa, dando-se mais autonomia às ações dos funcionários destas organizações. No entanto formou-se uma lacuna de controle. Na minha visão, esta lacuna poderia ser diminuída por fortes lideranças e pela adoção de programas de Ética na empresa que desenvolvam valores e padrões de comportamento. A liderança é um fator crítico de sucesso para as organizações tentarem aumentar sua coerência ética. As ações e os comportamentos dos líderes carregam significativamente mais peso do que suas palavras ou políticas formais, bem como servem de base para grande parte da organização. Enfim, hoje o mercado está exigindo que muitas empresas sofram mudanças organizacionais e, conseqüentemente, as empresas deverão se preocupar com a questão da Liderança e da Ética nas organizações. [METODOLOGIA] Foi feita, inicialmente, uma revisão bibliográfica. Em seguida, foi feito um questionário qualitativo o qual está sendo aplicado no grupo DPascoal. [RESULTADOS] A realização da revisão bibliográfica possibilitou: a clarificação dos conceitos de Liderança e Ética; a percepção de que tais conceitos só podem ser abordados dentro da Cultura Organizacional; o embasamento teórico para a elaboração do questionário. Devido à pesquisa bibliográfica, decidi mudar a forma da constatação empírica que pretendia realizar, optando por pesquisar apenas uma empresa por meio de entrevistas com vários funcionários em vez de um questionário genérico a diversas indústrias. Além disso, tive muita dificuldade em contatar empresas que tivessem interesse em serem pesquisadas em temas como Ética e Liderança. [CONCLUSÃO] Por meio da pesquisa bibliográfica, pude concluir que o líder enquanto modelo para a organização exerce influência expressiva nos valores e comportamentos dos seus funcionários. Mais que tentativas formais (códigos e documentos), o exemplo do líder é fundamental para o comportamento ético dos funcionários ao incentivar, envolver e enfatizar seus atos.