INTERATIVIDADE: FATOR A AUMENTAR COMPRAS NA INTERNET

Autor(es): 

André Guilherme Pirozzi Buosi - Orientador: Prof. George Bedinelli Rossi e Prof. André Torres Urdan

Ano: 

2005

[INTRODUÇÃO] A internet tem se expandido no Brasil e no mundo. O número de internautas cresce a taxas crescentes. Ainda, o Brasil possui o número de usuários de internet por 100 habitantes menor do que a média mundial, tendo um grande potencial mercado. Nos meios eletrônicos, está sendo bastante difundido o e-commerce, com a proliferação de sites de compras on-line.      Por tanto, o presente trabalho tem por finalidade avaliar a interatividade de sites de compras com usuários, identificando os fatores da interatividade que afetam a preferência dos usuários pelos site. [METODOLOGIA] A metodologia adotada nesta investigação constitui-se em duas etapas. A primeira buscará dados em fontes secundárias referentes aos principais conceitos apresentados e usados nesta pesquisa que terá por base fontes como congressos científicos nacionais e internacionais com consulta aos anais, periódicos nacionais e internacionais e livros. A segunda etapa deste estudo engloba o levantamento de dados primários junto aos usuários da Internet que fazem compras por esta mídia. [RESULTADOS] Os resultados obtidos com o questionário relatam como as variáveis interagem com os usuários. Os arquivos de imagens são bastante preferidos pelo usuários, o que já não ocorre com o som. A velocidade de interação com o site é algo muito importante para os usuários. Também, a organização visual, a facilidade de uso e as cores também são avaliadas pelos usuários como sendo importantes fatores para captar a atenção do usuário. Por fim, as ferramentas de busca, presentes em muitos sites não exercem grande preferência sobre os usuários. [CONCLUSÃO] Com a análise dos resultados do questionário, podemos chegar a algumas conclusões. Os usuários valorizam sites com cores e preferem sites que ofereçam imagens, mesmo estas imagens afetando a rapidez ao navegar. Entretanto, apesar de preferirem sites com imagens, não concordam com sites contendo muitas images. Já em relação ao uso de sons em sites, os usuários não preferem sites com sons. Os usuários ainda, dão preferência para sites que possuem uma organização visual e facilidade de uso, com uma pequena preferência por sites com ferramentas de busca. Pode-se inferir dos resultados em conjunto que os usuários preferem sites com imagens e cores, mas não de forma excessiva, trocando a rapidez de uso por imagens. Para se obter maior rapidez de uso, os usuários deixam de preferir sons. Ainda, os usuários preferem sites que contenham organização visual dos itens, faceis de usar e com uma ferramenta de busca.

Departamento: 

MCD