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[INTRODUÇÃO] A partir da premissa de que o valor da companhia depende essencialmente das decisões financeiras tomadas pela alta administração da firma, i.e. pelas estruturas e práticas de governança adotadas, o presente trabalho tem como objetivo analisar o efeito da Governança Corporativa sobre a reação dos preços das ações de empresas no Brasil, após o anúncio de investimentos realizados pela companhia. [METODOLOGIA] Foram empregados o método de Estudo de Evento, além de regressões OLS, com base em dados coletados de diferentes fontes, a saber: i) nas datas de publicação dos Informativos Trimestrais de Resultado (ITRs) e das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) das empresas não financeiras cujas ações estavam entre as 100 mais líquidas em cada trimestre entre dezembro de 2003 e dezembro de 2014 negociadas na BM&FBovespa, coletados na Comissão de Valores Mobiliários; ii) nas cotações diárias das empresas selecionadas, juntamente com variações dos investimentos da companhia coletados no sistema Bloomberg; por fim (iii) na identificação do nível de governança corporativa da companhia, disponível nos Boletins Diários de Informação (BDI), coletados no website da BM&FBovespa. Após desconsiderados eventos para os quais não se dispunha todas as informações necessárias, foram identificados 3.189 eventos. [RESULTADOS] Os resultados sugerem que os retornos anormais médios e retornos anormais acumulados médios apresentam valores estatisticamente significativos após a data de divulgação dos investimentos da companhia, não tendo sido encontrados indícios de reação antecipada do mercado. Em adição, observou-se que os retornos anormais médios acumulados, tanto para eventos em que houve aumento de investimento (ICE) como diminuição (DCE), refletem percepção negativa do mercado. E, aparentemente a reação do mercado ao anúncio de investimentos da companhia é insensível ao nível de governança da companhia, já que as regressões OLS que tinham como variável dependente os retornos anormais acumulados antes, durante, e depois do evento, não apontam influência da governança corporativa sobre a reação do mercado ao anúncio dos investimentos realizados pela companhia. [CONCLUSÃO] O objetivo deste trabalho foi verificar se a variação no nível de investimentos de longo prazo por parte de empresas listadas na BM&FBovespa exerce efeito significativo sobre a reação do mercado ao anúncio desses investimentos, por meio da publicação das demonstrações financeiras da companhia. Para tanto, foram empregadas regressões OLS e o método de estudo de evento (com retornos anormais calculados via modelo de mercado), a partir de dados referentes a 3.189 eventos. Os resultados obtidos apontam para a ausência de reação antecipada do mercado ao anúncio de investimentos, em linha com a hipótese de eficiência de mercado. Além disso, foi constatada a existência de reação do mercado após o anúncio dos investimentos realizados pela companhia, mas independentemente de ter havido desinvestimento ou mesmo investimento, a reação do mercado apresenta-se, no agregado de eventos, negativa. E ainda: não foi detectada influência significante do nível de governança da companhia sobre a reação do mercado ao anúncio de investimentos da companhia.