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[INTRODUÇÃO] O tema abordado na pesquisa é a governança da política estadual de educação de São Paulo, contudo esse relatório faz parte de um projeto maior do nosso orientador Fernando Luiz Abrucio que visa promover um diagnóstico das vinte e sete políticas estaduais de educação no Brasil, incluindo o Distrito Federal. Desta forma a pesquisa busca compreender quais os impactos da gestão nas políticas públicas para educação. [METODOLOGIA] Logo, para isso foi fornecido uma ampla literatura sobre o histórico da educação no Brasil e os impactos do federalismo nessa composição histórica e outras pesquisas na área de educação nos forneceram um conteúdo introdutório para que pudéssemos nos elucidar sobre o contexto atual da educação brasileira. A partir desse primeiro passo teórico, fizemos entrevistas com membros da Secretária do Estado de São Paulo e estivemos em Escolas de Tempo Integral que é um dos projetos da Secretaria, e que pudéssemos acompanhar empiricamente o desenvolvimento da gestão das politicas públicas na educação. [RESULTADOS] É importante ressaltar que esta pesquisa faz parte de um projeto maior que fora desdobrado em dois. O pesquisador João Otávio Figueiredo abordou a reestruturação da Secretaria da Educação de São Paulo, proposta pelo atual secretário Herman Jacobus Cornelis Voorwald e quais os seus impactos na ótica da governança e do federalismo. Enquanto o pesquisador Rogério Giorgio Palgliari Jr. analisou o projeto das Escolas de Tempo Integral e os desdobramentos de sua gestão. [CONCLUSÃO] Assim podemos ter a experiência da gestão da na Secretaria e também na “ponta” acompanhando os trabalhos dos diretores e professores.