GESTÃO FINANCEIRA: POLÍTICA, DINHEIRO E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NO BRASIL

Marina Azevedo Mansur - Orientador: Prof. Kurt Eberhart Von Mettenheim

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Desde as primeiras relações sociais, o ser humano se deparou com escolhas, alocação de recursos e maximização de utilidade. Termos que a princípio parecem estritamente econômicos, são na realidade detalhes imperceptíveis do nosso dia a dia. Mesmo que você não seja um economista, irá se deparar com escolhas econômicas para o resto da sua vida. A partir da importância da Política Monetária em nossas vidas e da relevância política nas influências destas escolhas, o Prof. Kurt Von Mettenheim resolveu desenvolver um estudo da formação da autoridade monetária brasileira e suas relações com a política do país. Este trabalho teve como objetivo (1) auxiliar na coleta de dados para fundamentar a pesquisa de autoridade monetária do professor Kurt e (2) discutir a partir da história do banco central, sua autonomia e graus de influência. [METODOLOGIA] A estratégia de pesquisa se baseou em (1) coleta de dados quantitativos e qualitativos como   variáveis monetárias ao longo do tempo ou biografias de ministros, (2) na organização de dados históricos do Banco Central do Brasil e (3) no levantamento e estudo de bibliografias relacionadas ao tema autoridade monetária e independência de instituições financeiras do Estado. [RESULTADOS] O levantamento de dados quantitativos e qualitativos sustentaram parte da análise do manuscrito do Prof Kurt, principalmente no que tange relações de bases monetárias com variáveis históricas e dívida pública. O levantamento histórico da formação do Banco Central, por sua vez, possibilitou uma narrativa linear sobre o desenvolvimento da instituição e sua relação com a formação da autoridade monetária do país.[CONCLUSÃO] Na conclusão, buscou-se ressaltar a relevância do tema como objeto de pesquisa e as dificuldades de se chegar a uma conclusão específica. A polêmica da autonomia ou não do Banco Central está muito presente tanto na esfera acadêmica quanto na esfera prática do mercado. O grau de confiança das ações do Banco Central depende disso e o efeito de suas ações depende do grau de confiança. Como ainda é uma coisa indefinida, há muitas literaturas que apóiam ou refutam a idéia (com mais ou menos fervor), sua simples discussão e análise são de extrema importantes por mais que não apontem para um lugar fixo.

Departamento:

FSJ