FRANQUIA SOCIAL: UM MÉTODO DE EXPANSÃO ESTRUTURADA NO TERCEIRO SETOR

Autor(es): 

Rebeca Okada Andreosi - Orientadora: Profª Maria Cecília Coutinho de Arruda

Ano: 

2004

[INTRODUÇÃO] Atualmente, a população brasileira presencia uma gestão pública deficitária, em que o Estado já não consegue suprir necessidades básicas demandadas por seus contribuintes. Tornou-se cada vez mais evidente a ascensão de outras formas de ações para conseguir atingir propósitos de interesses públicos, que eram somente de responsabilidade estatal. Apesar de ainda existir pontos de vista diferenciados quanto à validade e a competência do Terceiro Setor, é importante que se discuta as conseqüências que este método de atuação social trouxe à tona. É mais importante ainda discutir qual o rumo das Organizações Não Governamentais e o que será necessário para sua expansão e para o seu progresso. Considerando a ampla discussão que existe em torno do Terceiro Setor e qual o futuro desse tipo de atuação, a franquia social é um tema coeso, já que aborda exatamente uma forma de expansão de organizações sem fins lucrativos e conseqüentemente de serviços sociais. Pode-se encarar o processo de franquia social como uma sistematização das ações no Terceiro Setor, cuja expansão nacional reflete a necessidade de aperfeiçoar seus processos a partir da troca de experiências e da aplicação de técnicas cientificas de administração. Assim, este trabalho teve como objetivo central apresentar a Franquia Social como uma nova opção de desenvolvimento social, baseada no profissionalismo, na qualidade e na obtenção de resultados positivos. [METODOLOGIA] Esta pesquisa foi realizada inicialmente a partir da coleta de dados: materiais impressos e de informações obtidos na Internet, entretanto, existem poucos estudos realizados sobre o assunto. Portanto, para melhorar a qualidade da pesquisa, foram feitas entrevistas com pessoas relacionadas aos assuntos do Terceiro Setor e de Franquia Social, estas ajudaram na realização de uma análise sobre a aplicação na prática desta nova metodologia de trabalho. Porém, grande parte desta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, ou seja, foi utilizada a reflexão sobre as percepções com o objetivo de desvendar as conseqüências da Franquia Social sobre a sociedade em geral. Finalmente, foi realizado um estudo de caso baseado nas experiências de uma Organização Não Governamental na prática de franquia. [RESULTADOS] A Franquia Social é realmente uma metodologia viável e de extrema importância para o desenvolvimento sustentado do Terceiro Setor, já que facilita o processo de captação de recursos, a formação de profissionais, uma estrutura de trabalho organizada e produtiva, além de multiplicar modelos bem sucedidos. [CONCLUSÃO] Atualmente, é de extrema importância que sejam desenvolvidos novos métodos de atuação do Terceiro Setor, para que este se torne mais estruturado no longo prazo e consiga expandir de forma sustentada. A Franquia Social deve ser encarada de forma positiva, como um novo caminho a ser descoberto, principalmente por empresas e ONGs, que desejam obter resultados investindo no social. Mais do que nunca, o país necessita da união entre os setores para que a desigualdade e a injustiça sejam amenizadas e para que realmente o progresso seja efetivo.

Departamento: 

MCD

Anexos: