FINS PÚBLICOS INTERESSES PRIVADOS – Modelos, gestão e financiamento do sistema educacional como ferramenta de (in)eficiência

Autor(es): 

Tatiane Pomar Carlos - Orientador: Gustavo Andrey de Almeida Lopes

Ano: 

2016

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Este projeto de iniciação científica intenta analisar o desempenho das escolas municipais do primeiro ciclo do ensino fundamental do estado de São Paulo relacionando-o a variáveis tanto socioeconômicas quando referentes ao mecanismo público de gestão. Observando, concomitantemente a forma escolha de gestores escolares como indicador de democratização do espaço escolar e a importância do investimento eficaz público em educação levando em conta que estes são, essencialmente, os fatores que direcionam o debate público no que compete à melhora de desempenho na educação. [METODOLOGIA] Através de estudo de bibliografia especializada e análise das variáveis IDEB, IDHM, PIB per Capta, métodos de gestão escolar e investimento público de educação, serão colocadas à prova as demandas latentes tanto na sociedade civil quanto na agenda pública enquanto pilares de transformação na busca da excelência no ensino básico. [RESULTADOS] Através da demonstração gráfica e análise de regressões múltiplas, deu-se que o modelo de intervenção proposto pela demanda popular e agenda pública é pouco eficiente sendo as observações necessárias, entretanto superficiais no confere à melhora de desempenho escolar. Tanto em níveis qualitativos de análise dos mecanismos de escolha dos gestores escolares, quanto em quantitativos referentes a variáveis socioeconômicas e de investimento público os índices de relação com o desempenho dos municípios estudados no IDEB foi insignificante para fins de eficácia. [CONCLUSÃO] Este estudo concluiu que os fatores socioeconômicos, de método de gestão e investimento público são importantes para a manutenção do sistema público de educação, entretanto, destinar a pauta pública exclusivamente a estes a fim de melhorar o desempenho dos municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é ineficiente.