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[INTRODUÇÃO] Com o objetivo de fornecer serviços públicos de melhor qualidade, agentes públicos e organizações estatais encontram nas práticas inovadoras uma forma de desviar, mesmo que parcialmente, do entraves burocráticos e das limitações comuns ao setor público. Essa pesquisa tem como um dos objetivos principais conhecer e analisar uma experiência inovadora do campo da educação, o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo (CIEJA – Campo Limpo), localizado na Zona Sul de São Paulo. A análise é baseada no estudo teórico dos conceitos que são cruciais nessa experiência, como “inovação”, “fortalecimento da cidadania” e “desenvolvimento como ampliação das liberdades”. Algumas perguntas norteiam a análise: de que forma o modelo inovador do CIEJA – Campo Limpo impacta na vida dos educandos? Tal impacto gera desenvolvimento? Se sim, que tipo de desenvolvimento? [METODOLOGIA] O trabalho é composto por três partes principais, e cada uma possui uma metodologia específica. A primeira parte é o “Referencial Teórico”, que consiste no aprofundamento sobre os conceitos relevantes à pesquisa, e a metodologia se resume à leitura das obras relevantes ao tema. A segunda parte é “A experiência no Campo: o CIEJA – Campo Limpo”, e a metodologia utilizada aqui se baseia na publicação “O Pesquisador Conversador no Cotidiano”, de Peter Spink, no qual o cotidiano e os micro lugares são de extrema importância para análise do pesquisador sobre seu campo de estudo. Dessa forma, a pesquisa em campo carrega em si um profundo aspecto normativo, já que foi dado extrema importância às conversas informais entre o pesquisador e as pessoas entrevistadas, sendo que o primeiro encontra nas interações sociais sua grande “fonte” de pesquisa. E, por fim, a terceira parte é “CIEJA – Campo Limpo e a relação com os conceitos teóricos”, e a metodologia consiste na relação entre os conceitos aprofundados e a experiência de campo. [RESULTADOS] O CIEJA – Campo Limpo carrega em si diversos valores e diferentes práticas, que juntos, permitem dizem que a escola em questão é uma experiência política pública inovadora. Além disso, pode-se dizer que é uma política pública inovadora que fortalece a cidadania dos envolvidos, já que, além de atender a demanda por maior escolaridade, o modelo pedagógico do CIEJA – Campo Limpo busca, a todo instante, mostrar aos alunos que eles são “sujeitos de direitos”. Pode-se relacionar “fortalecimento da cidadania” com “ampliação das liberdades” pois os exercícios dos direitos garante o maior usufruto das liberdades pelo indivíduo. Assim, a escola promove “desenvolvimento como ampliação das liberdades” quando analisamos o impacto desta na vida dos alunos e da comunidade. Se baseando nas liberdades definidas por Sen, o CIEJA – Campo Limpo cria um contexto que fomentas as liberdades políticas, as facilidades econômicas e as oportunidades sociais dos alunos. Somado à isso, foi visto em campo a dependência da estrutura CIEJA – Campo em relação à Dona Êda, coordenadora da escola e claramente líder e empreendedora naquele contexto. [CONCLUSÃO] O CIEJA – Campo Limpo possui aspectos inovadores que vão desde o modelo pedagógico e os valores da escola, até a estrutura física da mesma, e a pesquisa de campo foi essencial para observar que a escola gera, de fato, “desenvolvimento”, por meio das práticas que fortalecem a cidadania dos alunos.