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[INTRODUÇÃO] A ausência de perspectiva ética parece estar sendo encontrada em campanhas publicitárias veiculadas de inúmeras formas, especialmente no tocante a temas morais e sociais, nos anúncios de produtos, serviços e idéias. Uma pesquisa de campo junto a dirigentes ou proprietários de agências de publicidade em 76 países permitiu um levantamento de informes atuais sobre o tema. [METODOLOGIA] Foram enviados 129 questionários para agências brasileiras e 393 para estrangeiras, na segunda remessa. Os 70 questionários respondidos foram tabulados no aplicativo Excel. Para análise dos dados foram elaborados quadros comparativos de tendências. [RESULTADOS] Foi verificada, com maior freqüência entre os blocos, a opinião de que a propaganda em relação aos costumes morais/sociais, influencia as atitudes do consumidor, junto às revistas e programas de rádio e televisão seguida da idéia de que está dirigida apenas para os consumidores-alvo. [CONCLUSÃO] Para investigações subseqüentes podem ser feitos testes de hipóteses para verificar a validade do parâmetro encontrado, ou mesmo aplicar outros tipos de questionários de acordo com as respostas obtidas como forma de aprofundar informações. O questionário poderia também ser aplicado via Internet pelo fato de a mesma abranger várias entidades de pesquisa, havendo, assim, um intercâmbio de idéias e informações além de acessar consumidores em geral ou mesmo responsáveis por criação de propagandas ou dirigentes e proprietários do mundo todo.