ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O IMPACTO DA EDUCAÇÃO E DO MARKETING SOCIAL COMO VARIÁVEIS RELEVANTES PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO BRASILEIRO

Camila de Assunção Appel - Orientador: Prof. Ricardo Fasti

2002

[INTRODUÇÃO] Nessa pesquisa, procura-se abordar o relacionamento entre as variáveis Educação, Desenvolvimento Sustentável e Marketing Social. Há algumas perguntas iniciais que estimularam a realização desse trabalho, como por exemplo, qual a relação entre educação e desenvolvimento sustentável de um país, abordando o que seria o conceito de desenvolvimento sustentável, como o Brasil está inserido nesse conceito, qual a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e como é a educação brasileira hoje. Num segundo momento, analisa-se se há espaço para a utilização da ferramenta do marketing social como ferramenta de mudança e de mobilização da sociedade. [METODOLOGIA] A maior parte dessa pesquisa ocorreu no campo teórico, através de análises de autores como Amartya Sem (2000), Leibenstein (1967), Revistas econômicas, anuários e sites estatísticos, Noberto Bobbio (1995), Seymor Fine (1981), Kotler (1998), Antônio Gonçalves Dias (1989), Nicol (1997), Paige , Vaz, etc. Num segundo momento realizou-se uma pesquisa exploratória através de pesquisas em profundidade com a chefe de comunicação do Ministério da Cultura, o executivo Manuel Horácio da Silva, o consultor econômico Luciano Coutinho e o Senador Eduardo Suplicy. Acredita-se que essas entrevistas contribuíram para a as questões iniciais apresentadas na introdução. [RESULTADOS] Há três óticas principais que pode ser abordado o conceito de desenvolvimento sustentável. Ele pode ser definido pela ótica econômica, em relação a um crescimento econômico estrutural e de longo prazo, diminuindo as desigualdades sociais do país, ou através da ótica ambiental, sendo um desenvolvimento que vise um crescimento através da proteção do meio ambiente, ou pela ótica de desenvolvimento como acesso às liberdades que o Homem tem direito. Dentre as variáveis do desenvolvimento sustentável, destaca-se a importância da educação. É apontado os principais desafios para o desenvolvimento da educação brasileira, como a erradicação do analfabetismo, o aumento da escolaridade média da população e atender uma parcela mais significativa da população dentro da idade ideal de cada ensino. Para que esses desafios possam ser enfrentados analisa-se quais seriam os agentes promotores de mudança (no conceito de Amartya Sen, 2000) e como a ferramenta do marketing social poderia contribuir nesse sentido. Analisa-se também os possíveis conceitos e interpretações da ferramenta do marketing social. Ela pode ser vista como a comunicação que uma empresa faz de uma atividade social que realize ou como um conjunto de princípios e ações que busquem a mobilização e conscientização da sociedade perante algo que é considerado ser melhor para ela (como, por exemplo, não jogar lixo na rua, não fumar, usar camisinha, incentivar a leitura dentro de casa, etc.). Como resultado, pode-se mencionar o relacionamento observado entre a ferramenta do marketing social e o sucesso de política públicas, principalmente na área educacional. [CONCLUSÃO] Através dessa pesquisa, pode-se concluir que a educação possui um impacto de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável de um país e que o marketing social é uma ferramenta de mudança, que pode alavancar resultados de políticas públicas, sendo capaz de proporcionar uma maior conscientização e mobilização da sociedade, contribuindo direta ou indiretamente para seu desenvolvimento sustentável.

Departamento:

MCD