ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DE PLATAFORMAS DE CRIPTOMOEDAS EM AMBIENTES COMPARTILHADOS E DISTRIBUÍDOS: CRIANDO A GVCOIN

Yan Tadeu Kaled e Silva Barbosa - Orientador: Prof. Júlio César Bastos de Figueiredo

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Com o crescimento da popularidade de plataformas de criptomoedas e aplicações descentralizadas, agentes de diversos setores econômicos buscam soluções para problemas de diferentes naturezas nas tecnologias de registros distribuídos. De aplicações empresariais a comunitárias, as tecnologias de registros distribuídos alavancaram uma nova forma de interação entre agentes econômicos, ao reduzirem a necessidade de intermediários em operações de troca de valor. Neste cenário, três tecnologias obtiveram destaque: Bitcoin, Ethereum e Hyperledger. O projeto tem como primeiro objetivo responder, a partir de uma investigação científica nos campos de Blockchain, Criptomoedas e Arquitetura Peer-to-Peer, as seguintes perguntas: Como são implementadas as seguintes tecnologias de suporte de criptomoedas,  smart  contracts  e  blockchain:  BitCoin,  Ethereum  e  Hyperledger?  Como  é possível  aprimorar  computacionalmente  e  economicamente  os  sistemas  de  criptomoedas  e smart  contracts  com  base  em  estudos  de  suas    implementações?  O  segundo  objetivo  do projeto  consiste  no  desenvolvimento  de  uma  plataforma de criptomoedas para utilização na FGV,   a   “GvCoin”. [METODOLOGIA] Neste   estudo,   análises  densas  das  tecnologias  de Ethereum,  Hyperledger  e  Bitcoin  foram  conduzidas,  a  partir  de  “papers”  relacionados  às propostas   desses   projetos,   e   das   documentações   oficiais   disponíveis   nos   websites   e repositórios  das  organizações e comunidades responsáveis por cada uma dessas tecnologias. Para  o  desenvolvimento  do  software,  tutoriais  e  bibliotecas  disponíveis  nas  comunidades “open  source”  foram  utilizados,  em  conjuntos  com  os  padrões  de  melhores  práticas  de desenvolvimento   de   software   para   aplicações   descentralizadas. [RESULTADOS] Após   o estudo  das  plataformas  registros  distribuídos, um sistema em Ethereum foi desenvolvido. A “GvCoin”  foi  construída  como  uma  moeda  de  engajamento,  com  ferramentas  para  alterar incentivos  dentro  da  universidade. [CONCLUSÃO] O  estudo  das  tecnologias  de  registros distribuídos revelou as principais diferenças entre Bitcoin, Hyperledger e Ethereum. Bitcoin é uma  aplicação  particular  do  registro  distribuído,  enquanto  Hyperledger  e  Ethereum  são plataformas   que   expandem   as   tecnologias   popularizadas   pela   Bitcoin,   facilitando   o desenvolvimento de aplicações descentralizadas. O sistema final da “GvCoin” foi construído em  Ethereum,  por  haver  mais  recursos  disponíveis  aos  desenvolvedores  nas  comunidades “open  source”  de  Ethereum  do  que  nas  comunidades  de  Hyperledger.  Espera-se  que  esta pesquisa   e   o   sistema   construído   contribuam   com   fomento   de   projetos   universitários inovadores,   e   com   a   cultura   de   compartilhamento   de   recursos   e   conhecimento nas comunidades universitárias.

Departamento:

POI