ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS ADOTADAS PELOS VAREJISTAS NACIONAIS APÓS O PLANO REAL

Autor(es): 

José Zitelmann - Orientadora: Profª Inês Pereira

Ano: 

1997

[INTRODUÇÃO] Diante do cenário de estabilidade econômica presente no Brasil desde a implantação do Plano Real, foram as mudanças ocorridas nas estratégias mercadológicas dos varejistas nacionais, que motivaram a realização desta pesquisa. Procuramos detectar que medidas operacionais estão sendo tomadas pelos varejistas, como forma de garantir uma posição privilegiada junto aos seus consumidores. [METODOLOGIA] Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos e reportagens, de revistas e jornais nacionais e estrangeiros, bem como em livros e teses relacionados à proposta deste trabalho. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo na qual procurou-se confirmar, esclarecer, e aprofundar as questões levantadas na primeira etapa. [RESULTADOS] O fim das variações constantes de preços e a diminuição dos largos ganhos no mercado financeiro, fizeram transparecer as deficiências operacionais das redes varejistas. Diante disso, é que surge a automação como forma de reduzir os estoques e obter ganhos de produtividade. Do lado do consumidor duas tendências mostraram-se preponderantes: a realização de compras menores e mais bem distribuídas ao longo do mês e um aumento do poder aquisitivo que levou à sofisticação dos hábitos de consumo (no caso da classe média) e a um aumento nas vendas de produtos populares (no caso da classe baixa). [CONCLUSÃO] A estabilização econômica gerou mudanças tanto nas estratégias adotadas pelos varejistas como no comportamento do consumidor. A eficiência operacional passou a ser um fator determinante para a sobrevivência, diante de um mercado cada vez mais competitivo. Estratégias como o uso da tecnologia de informação, a diversificação das mercadorias oferecidas, expansão da linha de produtos de marca própria, abertura de capital para financiar a expansão, e a realização de fusões e parcerias seguindo a tendência mundial de concentração no varejo, são pontos essenciais neste processo. Varejistas que pretendam obter sucesso dentro deste novo cenário, de economia e competição globalizada, devem estar atentos a essas estratégias, como forma de conquistar uma posição privilegiada no mercado, junto aos seus consumidores.

Departamento: 

MCD

Anexos: