ESTRATÉGIAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autor(es): 

Fábio Eiki Ueno - Orientador: Prof. Luciel Henrique de Oliveira

Ano: 

2010

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O verbete "tubaína" não consta nos dicionários Aurélio e Michaellis. Tubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. Em geral, os refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local são conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Enquanto alguns fabricantes até tiram proveito do nome, outros vêem o termo como um sinônimo pejorativo e não querem ser associado a ele. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. No Brasil, as pequenas e médias indústrias de refrigerante respondem juntas por uma fatia considerável do mercado, incomodando e concorrendo regionalmente com as grandes indústrias. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? [METODOLOGIA] A estratégia adotada para o projeto foi dividi-lo em três partes principais: (1) análise da indústria de refrigerantes, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantamento das indústrias de refrigerante popular, destacando os casos mais relevantes; (3) análise desses casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Essa pesquisa pode ser classificada quanto aos fins como sendo exploratória e quanto aos meios de investigação como pesquisa de campo. As questões da pesquisa mostram que a estratégia mais adequada para este projeto é um estudo de caso, que trata de questões do tipo “como” e “por quê”. [RESULTADOS] Foram encontradas mais de vinte pequenas e médias indústrias de refrigerantes espalhadas pelo Estado de São Paulo. Oito delas foram destacadas e analisadas mais detalhadamente. A maior dificuldade encontrada foi a de conseguir agendar visitas e entrevistas com essas empresas; apenas três aceitaram participar da pesquisa. A partir do material coletado, foram feitas análises através das estratégias Genéricas de Porter e também das estratégias para atuação em mercados de baixa renda (5 categorias, 25 subcategorias). Como resultado, ficou evidente que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Um dos principais fatores que as levam a obter sucesso é o fato de seus produtos serem tradicionais e de seu consumo fazer parte dos hábitos culturais dos habitantes locais. Além disso, essas empresas investem em verticalização da produção (produzindo suas próprias garrafas PET, por exemplo), em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação, com o intuito de reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Ademais, tais empresas procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. [CONCLUSÃO] A partir dos resultados obtidos, conclui-se que, ao contrário do que se imaginava, as fabricantes de tubaína analisadas têm como principal meta oferecer um produto de qualidade aos seus clientes, e por isso investem em tecnologia avançada e em equipamentos modernos. Obviamente, para alcançar esse objetivo e conseguir concorrer com as grandes indústrias, é preciso reduzir custos e oferecer preços menores. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, as “tubaineiras“ conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor.

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