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[INTRODUÇÃO] A indústria da moda vem crescendo cada vez mais em escala global, e as possibilidades limitadas de crescimento dentro de um território levam empresas a buscarem novos mercados. O mercado brasileiro da moda tem recebido muita atenção, principalmente após a abertura das importações em 1991, pois apresenta um grande potencial de crescimento. Assim, este trabalho irá estudar os atrativos e as dificuldades para a entrada de marcas estrangeiras no mercado brasileiro da moda, buscando compreender: (1) quais as características principais da indústria de vestuário no Brasil, (2) quais os principais modos de entrada no país e (3) quais os principais aspectos jurídicos associados à entrada de uma marca estrangeira. [METODOLOGIA] A metodologia pode ser dividida em 2 partes. A primeira é o levantamento de dados sobre o mercado brasileiro da moda e sobre os aspectos jurídicos referentes ao processo de entrada no Brasil, através de pesquisas bibliográficas e entrevistas. A segunda consiste na análise dos dados levantados, dando base à conclusão da melhor estratégia de entrada de uma nova marca no mercado brasileiro da moda. [RESULTADOS] Os resultados obtidos podem ser divididos em 3 partes. Em primeiro lugar, o levantamento de dados sobre o perfil de consumo dos brasileiros no mercado da moda indica um cenário favorável para a indústria da moda. Em segundo lugar, cada modo de entrada no país apresenta pontos positivos e negativos, permitindo uma análise de qual seria a estratégia mais indicada para uma marca estrangeira entrar no mercado brasileiro da moda. As principais formas de se entrar no mercado brasileiro são: produção no Brasil, através da constituição de uma nova empresa, aquisição, fusão, incorporação ou cisão com outra empresa; e exportação de produtos para o Brasil, através de representação ou distribuição. Em terceiro lugar, foram apresentados os procedimentos para o registro de marca e domínio, além dos aspectos jurídicos referentes à proteção da marca e do design industrial. [CONCLUSÃO] A estratégia mais adequada para uma marca estrangeira entrar no mercado brasileiro da moda é iniciar exportando seus produtos. Esta estratégia parece ser a opção mais adequada por apresentar menores riscos e possibilitar uma flexibilidade na oferta de produtos que atendam melhor às características do consumidor brasileiro. Portanto, as empresas multinacionais devem expandir globalmente de maneira gradual e lenta, pois atuar em um outro país requer um conhecimento das peculiaridades locais e envolve altos investimentos e riscos.