AS EMPRESAS E O E-COMMERCE

Autor(es): 

Rachid Sader - Orientadora: Profª Inês Pereira

Ano: 

2001

[INTRODUÇÃO] A internet tem revolucionado a maneira de realizar negócios. A maioria das oportunidades e negócios na internet estão relacionadas com a promoção e venda dos bens e serviços oferecidos pelas empresas. Isso ocorre pela amplitude de consumidores atingidos e pela interatividade que ela oferece. O objetivo dessa pesquisa é explorar tais oportunidades no âmbito da pequena empresa, estudando um caso particular: o de locação de filmes. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada foi a seguinte: (1) Revisão bibliográfica sobre vídeo locadoras, internet e, mais especificamente, internet para a pequena empresa. (2) Análise de sites de locadoras que já atuam pela internet (3) Realização de pesquisa de mercado na vídeo locadora Start Vídeo, para investigar se e como o uso do e-commerce forneceria mais valor aos clientes, e avaliar, portanto, se a locadora obteria vantagem competitiva com seu uso. [RESULTADOS] Na análise dos sites, foi observado que já existem algumas locadoras que usam a internet para obter vantagem competitiva. A maioria delas fornece aos clientes informações sobre seus serviços e sobre os filmes. Entretanto, existem também algumas locadoras que fazem locação on-line e entrega em domicílio. Há ainda alguns web sites que fornecem a vídeo locadoras desde a promoção na internet até a infra-estrutura necessária para a locadora poder utilizar a internet. A pesquisa de mercado realizada demonstrou que muitos clientes têm interesse em utilizar serviços on-line, principalmente os relativos à informação e locação de filmes com entrega em casa. O interessante é que poucos clientes estariam interessados em apenas locação ou apenas informação: a maioria tem interesse em ambos disponibilizados simultaneamente, ou seja querem locar filmes mas com as devidas informações sobre os mesmos. [CONCLUSÃO] A conclusão pode ser descrita em duas partes: (1) como as locadoras podem obter vantagens competitivas através da internet; (2) se os clientes percebem esses serviços como um valor adicional. Para obter vantagens competitivas, as locadoras devem manter o cliente informado; disponibilizar reservas e locação on-line; captar novos clientes através da internet e criar planos de fidelidade. A pesquisa de mercado mostrou que os clientes percebem esse serviço como um valor adicional, uma vez que mais de 50% dos clientes disseram ter interesse em utilizar a internet e disposição a pagar para receber seu filme em casa. Portanto, conclui-se que uma locadora que oferece serviços através da Internet consegue obter vantagem competitiva, fornecendo um valor maior aos seus clientes.

Departamento: 

MCD

Anexos: