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[INTRODUÇÃO] Esta pesquisa analisa a influência da percepção de crowding e da renda de um indivíduo em seu nível de patronage e sua atitude em relação ao ponto de venda. Como objeto de estudo, foi analisado o setor varejista de autosserviço, com uma maior ênfase no ambiente de supermercado, uma vez que este é um dos setores de maior representatividade econômica e em grau de complexidade do cenário varejista brasileiro atual. [METODOLOGIA] A projeto todo pode ser dividido em duas fases principais. A primeira, de caráter exploratório, teve uma abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com consumidores habituados com o ambiente de loja de supermercados e com um teórico da área de comportamento do consumidor. Isso possibilitou uma maior compreensão sobre as experiências individuais em relação ao tema e sobre as variáveis envolvidas, a serem estudadas na segunda fase da pesquisa. Esta teve uma abordagem quantitativa, em que foi desenvolvido um experimento com desenho fatorial 2 (Crowding: alto e baixo) x 2 (Renda: alta e baixa), intrassujeitos, tendo como variáveis dependentes a atitude em relação ao ponto de venda e o nível de patronage. A coleta de dados deu-se em campo, tendo sido coletado um total de 208 respostas. Após o processo de coleta, procedeu-se a análises ANOVA para testar as hipóteses levantadas (H1: a percepção de crowding reduz a atitude positiva do consumidor em relação ao ponto de venda; H2: a percepção de crowding reduz o patronage do consumidor; H3: a renda do consumidor modera a relação entre a percepção de crowding e a atitude em relação ao ponto de venda; H4: a renda do consumidor modera a relação entre a percepção de crowding e o patronage do consumidor). [RESULTADOS] Com base no método do alfa de Cronbach, todas as variáveis, dependentes e independentes, foram consideradas satisfatórias no quesito confiabilidade, ou seja, todas apresentaram um alfa maior do que 0,7. Todas as quatro hipóteses foram confirmadas pelo estudo. Isso demonstra que a percepção de crowding reduz a atitude de um consumidor e o seu nível de patronage. Demonstra, também, que o nível de renda modera as relações entre crowding e atitude em relação ao ponto de venda e entre crowding e patronage. [CONCLUSÃO] O estudo deu suporte para a tese de que o aumento na percepção de crowding reduziria o nível de patronage de um indivíduo e a sua atitude positiva em relação ao ponto de venda, tornando-o menos suscetível a voltar àquela loja. Com isso, pode-se afirmar que um aumento no número de pessoas dentro da loja, algo desejado economicamente pelos administradores de redes varejistas, uma vez que isso maximiza seus resultados, pode causar uma queda tanto na atitude positiva que o consumidor tem em relação à loja quanto no nível de patronage, mostrando-se não tão vantajoso quanto uma análise anterior poderia ter mostrado. Além desses resultados gerenciais, o estudo também provê importantes insights para futuros estudos na área de comportamento do consumidor, uma vez que este foi o primeiro no País a estudar a percepção de crowding em experimento de campo.