DIVERSIFICAÇÃO E PERFORMANCE: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO NOS GRUPOS EMPRESARIAIS BRASILEIROS

Autor(es): 

Danilo Depieri Catarucci - Orientador: Prof. Flávio Carvalho de Vasconcelos

Ano: 

2004

[INTRODUÇÃO] Nesta primeira parte, mostramos que esta pesquisa tem o propósito de explorar, baseado na realidade empresarial brasileira, a relação entre diversificação e performance. Como medida de performance utilizaremos os valores correspondentes à rentabilidade líquida (rentabilidade sobre patrimônio líquido). Para o cálculo da diversificação das firmas será utilizado o IDC (índice de diversificação concêntrica), que leva como base a utilização dos índices compostos a partir da codificação americana SIC (Standard Industry Classification). A verificação da relação estatística entre diversificação e performance será então medida, por meio de modelos de regressão linear. Esta relação nos fornece um teste do valor estratégico de competências específicas para as empresas. Assim, mediremos o quanto a diversificação pode explicar a rentabilidade nos grupos empresariais brasileiros. Na primeira parte, justificaremos a escolha pelo tema e daremos os objetivos principais e secundários da pesquisa. [METODOLOGIA] Para operacionalização da pesquisa, dividimo-la em três seções. Na primeira, explicamos como se deu a coleta de dados e as fontes utilizadas para tal. Na segunda, explicamos passo a passo como que se deram os cálculos da pesquisa, ou seja, colocamos tanto as etapas intermediárias de cálculo, como o cálculo do IDC (índice de Diversificação Concêntrica), quanto o conclusivo, ou seja, a regressão linear entre as duas principais variáveis da pesquisa. A última etapa, nós explicamos como se deu o processo de análise de dados e, por fim, como chegamos à conclusão. [Resultados] Nesta parte, colocamos os resultados obtidos na pesquisa, mostramos que baseado em nossa amostra, no Brasil, não se pode afirmar que há a diversificação impacta diretamente na rentabilidade dos grupos empresariais. Fizemos a análise desses resultados, baseados não só na observação dos resultados, como também utilizamos referências teóricas para isso. [CONCLUSÃO] Nesta seção, concluímos, com base na análise dos resultados obtidos, que no Brasil, não há relação entre a diversificação e performance. Caso haja a persistência desses resultados em outras pesquisas futuras, poderemos observar que o Brasil, seja por peculiaridades do mercado, seja por outros motivos, apresenta um padrão diferente do observado em outros países. Tal fato fez com que sugeríssemos outras pesquisas, tanto nesta linha, quanto em outras que complementassem esta.

Departamento: 

ADM

Anexos: