A DESIGUALDADE DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES NATURALIZA AS RELAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS DO MERCADO DE TRABALHO?

Luiza Brunetti Silva Jardim - Orientador:Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Os casos de violência contra a mulher dentro de universidades são notícia de jornal frequentemente. Em 2015 foi aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para estudar a violência dentro das universidades. O trabalho tem o objetivo de analisar como se dá essa violência dentro da Fundação Getulio Vargas, faculdade escolhida para análise, e estudar a existência de uma relação com o mercado de trabalho. [REVISÃO DE LITERATURA] Esta etapa se divide em três partes. Na primeira parte, busca se compreender os conceitos de gênero, discriminação de gênero, desigualdade de gênero e diferença de gênero. Na segunda parte, apresenta se dados e artigos sobre a mulher no mercado de trabalho, abordando a entrada da mulher no mercado de trabalho e o panorama atual, com dados sobre desigualdade e discriminação de gênero. Por fim, a parte da mulher na universidade traz as pesquisas recentes sobre o tema, detalha diferentes tipos de violência contra a mulher nas universidades, e inicia o enfoque que dará essa pesquisa. [METODOLOGIA] A elaboração da pesquisa começou com uma revisão bibliográfica de artigos e pesquisas sobre o tema, e a parte de entrevistas foi feita com base na investigação qualitativa com entrevistas semiestruturadas e com observação participante. [RESULTADOS] As entrevistas abordaram aspectos da universidade em geral, das atitudes em sala de aula, da posição e presença de mulheres em entidades, do número de mulheres em cargos de liderança em entidades, das festas universitárias, dos estágios e dos ambientes de trabalho. A partir disso, foi possível fazer uma análise dos machismos presentes dentro da universidade, e também de possíveis aspectos que se relacionassem com o mercado de trabalho, em uma lógica de normatização ou de naturalização. Foram identificados vários aspectos comuns ao ambiente universitário e ao ambiente de trabalho, assim sugerindo que modificações nas próprias universidades podem resultar em um local de trabalho com menos desigualdade de gênero.

Departamento:

GEP