DESENVOLVIMENTO E USO DE CENÁRIOS DINÂMICOS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS

Olívia Barrios Petronilho - Orientador: Prof. Júlio César Bastos de Figueiredo

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] A necessidade da aplicação da dinâmica de sistemas no planejamento de cenários se torna clara ao analisar o resultado de soluções relativamente simples para problemas complicados. Além disso, a dinâmica de sistemas possibilita uma análise contínua de um determinado cenário, ao invés de uma estática, tal como é realizada normalmente. Através da modelagem das interações dos fatores analisados, é possível prever cenários futuros mais acuradamente e, através destes, desenvolver planos mais bem ajustados a estes. Foi escolhido um cenário a ser modelado e analisado através das ferramentas estudadas e habilidades desenvolvidas durante o decorrer do projeto que se segue: o transporte público na cidade de São Paulo.  [METODOLOGIA] Para o desenvolvimento deste estudo foi escolhido o método hipotético-dedutivo, através da construção de conjecturas ou hipóteses, representadas por modelos mentais e modelos de simulação. Após a formulação das hipóteses, estas foram testadas através da comparação do comportamento dos modelos propostos frente à realidade. A metodologia para a construção dos modelos teóricos, que servirão de base para a análise de cenários, e sua posterior aplicação prática no processo de planejamento, é a Dinâmica de Sistemas. Para a construção desses modelos foi utilizado o software Vensim. [RESULTADOS] Foi construído um modelo levando em conta os principais fatores determinantes do sistema de transporte público da cidade de São Paulo. Foram testados os efeitos de diferentes curvas de investimento, e a hipótese do passe livre sugerido pelo MPL (Movimento Passe Livre). Os resultados obtidos mostram que o investimento no transporte, dado o passe livre, com o objetivo de apenas manter a capacidade corrente do transporte, custa 2,5 vezes mais do que um cenário onde o aumento de 6,6% da passagem estivesse vigente. Além disso, foi constatada a importância dos fatores internos de impacto e retardo entre as variáveis relevantes. Esses fatores representam a eficácia e eficiência dentro do modelo, e devem ser levados em consideração na tomada de decisão. Por fim, foi constatada a importância da ferramenta do software Vensim que permite a alteração de valores de variáveis do modelo acompanhando, simultaneamente, a alteração dos resultados objetivados.  [CONCLUSÂO] A análise realizada mostrou que o passe livre pode ser aplicado em cidades que já possuem seu transporte público plenamente desenvolvido. No case de necessidade de desenvolvimento, o investimento requerido para que possa ser instaurado o transporte público beira a inviabilidade. Além disso, as simulações mostraram que a otimização da eficiência dentro do sistema deve ser fortemente levada em consideração. O estudo foi fortemente facilitado pela utilização do software Vensim, pela possibilidade de flexibilidade do modelo oferecida por este.

POI