DESENHO E ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR DA ÁGU MINERAL NO BRASIL: ASPECTOS LOGÍSTICOS E MERCADOLÓGICOS: ENFOQUE NOS ASPECTOS LOGÍSTICOS

Autor(es): 

Stephanie Cristine Lourenço Silveira - Orientador: Prof. Luciel Henrique de Oliveira

Ano: 

2012

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Na medida em que a civilização evoluiu, a sociedade criou diferentes demandas com relação ao uso da água. Com o desenvolvimento e ampliação da base econômica, o Homem viu a possibilidade de iniciar um processo exploratório deste recurso mineral, conferindo-lhe valor de mercado. O Brasil é um país geograficamente beneficiado, uma vez que comporta grande parte das reservas de água potável do planeta. Desta forma, torna-se imprescindível a análise e estudo da cadeia de valor da água mineral, sendo este um mercado em plena expansão. [METODOLOGIA] Os dados foram coletados e pesquisados com o cunho exploratório em entidades relacionadas à Cadeia de Valor da Água Mineral. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e eletrônicas. [RESULTADOS] O mercado de águas minerais conseguiu apresentar significativo crescimento nos últimos anos. A indústria está em expansão tanto no Brasil quanto no mundo. No que tange ao mercado de água mineral engarrafada no Brasil este tem se mostrado muito promissor, segundo a ABINAM - Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais, consolidando-se como um dos setores da economia que mais crescem no país. Este é um mercado que apresenta grande potencial de expansão visto que a demanda por água mineral engarrafada é crescente. No Brasil, a distribuição do market share associado ao mercado de águas envasadas está disposto entre alguns grandes grupos como: Edson Queiroz; Mocellin; Coca-Cola; Flamin; Schincariol; Nestlé Waters; Danone. Dessa forma, percebemos que, apesar da tendência de pulverização do mercado, este se encontra ainda dominado pelos grandes grupos com destaque para os grupos internacionais, os quais apresentam participação crescente no mercado nacional. No que diz respeito aos agentes ou grupos de interesse (stakeholders) que compreendem o desenho da cadeia de águas envasadas podem ser reunidos em três grandes grupos de interesse, são eles: classe empresarial, a qual engloba os agentes que representam as indústrias envasadoras, nacionais ou multinacionais; - poder público: agente regulador, que normatiza, fiscaliza e aplica a legislação pertinente à cadeia; - consumidores: grupo que abrange os consumidores do produto água mineral engarrafada. [CONCLUSÃO] o mercado da água mineral no Brasil está distribuído entre pequenas e médias empresas de maneira pulverizada, além da parcela correspondente aos grandes grupos internacionais, os quais têm presença preponderante correspondendo à quase metade do mercado como um todo. O fato de este mercado mostrar-se tão promissor tem ocasionado a vinda de multinacionais para o Brasil, o qual possui uma rica bacia hidrográfica em seu solo, visando explorar esse recurso mineral e, dessa forma, atraindo investimentos externo ao país. Deve-se ressaltar ainda a importância da preocupação ambiental por parte das empresas do segmento de água mineral engarrafada, uma vez que esta é uma preocupação crescente da nossa sociedade.

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