Autor(es):
Ano:
[INTRODUÇÃO] A pesquisa exploratória proposta avaliará a relação entre a cultura brasileira e a gestão de empresas no país. Como objeto de seu estudo exploratório está o Burger King, empresa americana de fast food recém-ingressa Brasil, iniciando aqui suas operações no último trimestre do ano de 2004. [METODOLOGIA] A estrutura de regras e procedimentos explícitos com a qual a empresa opera, ou, como se denomina no trabalho, o modelo de gestão da empresa, está inserido num sistema cultural diverso do que o originou, o que, de maneira ampla, é dizer que ele está imerso na cultura brasileira. A partir daí, aspectos da cultura da organização, tomados sob um prisma simbólico, são investigados em uma pesquisa de campo e, posteriormente, colocados em análise diante de resultados de duas outras pesquisas que investigam traços de ordem cultural no Brasil. A pesquisa de campo estruturou-se segundo uma tripla abordagem para coleta de dados: as entrevistas semi-estruturadas, as análises documentais e a observação direta. Após o levantamento e a análise de dados da pesquisa de campo, procedeu-se com uma análise do paralelo entre resultados da pesquisa de campo e resultados da pesquisa bibliográfica da cultura brasileira. [RESULTADOS] Os resultados da pesquisa de campo no Burger King em paralelo aos resultados da pesquisa bibliográfica sobre a cultura brasileira tornaram evidentes 5 relações, às quais se referem aos seguintes aspectos culturais: 1) concentração de poder; 2) distância entre grupos hierárquicos; 3) passividade de subordinados; 4) personalismo; 5) flexibilidade dos líderes. Ademais, o levantamento e a análise de dados sobre o modelo de gestão do Burger King no Brasil mostrou que ele não sofreu modificações, em relação ao modelo genuíno americano, para sua aplicação no Brasil. [CONCLUSÃO] Como decorrência dos resultados, foi confirmada a hipótese de que há presença dos traços da cultura de nação, conforme estudada, na cultura da empresa objeto do estudo de campo, paralelamente a um modelo de gestão não ajustado ao contexto brasileiro.