CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO

Autor(es): 

Camila Ziliotto Camocardi - Orientador: Prof. Eduardo Buarque de Almeida

Ano: 

1998

[INTRODUÇÃO] A função de Marketing pode ser aplicada em empresas de qualquer ramo de negócio. A investigação feita por este estudo teve como foco de atenção o Marketing Hoteleiro, dedicando-se, principalmente, ao estudo de uma Campanha de Comunicação realizada por cada um dos hotéis analisados. A Indústria Hoteleira é uma forte personagem do Setor de Serviços, o qual se caracteriza por produtos intangíveis que não podem ser direta e previamente experimentados pelo consumidor. Sendo assim, as empresas de serviços dedicam-se à identificação daquilo que o consumidor mais valoriza e batalham para atingir isto, a fim de obter seus resultados. Elementos como qualidade, eficiência, conforto, entre muitos outros, passam a ser vendidos por estas empresas e, portanto, por hotéis. As duas maiores preocupações deste estudo estão em verificar qual o diferencial apresentado pelo Marketing Hoteleiro e que Esforços de Comunicação foram realizados para driblar a baixa taxa de ocupação existente no período dos finais de semana, já que se está tratando de hotéis voltados para executivos, congressos e eventos. [METODOLOGIA] Inicialmente, foi feita uma Revisão Bibliográfica para que se pudessem identificar os conceitos teóricos a serem buscados na prática dos Hotéis. Os hotéis foram escolhidos com base na conveniência do contato e de acordo com a característica de Hotéis Cinco Estrelas da cidade de São Paulo, voltados para o atendimento de pessoas de negócios/executivos. Os contatos iniciais com os responsáveis pelo Marketing dos hotéis pesquisados foram bastante esclarecedores e também ajudaram na elaboração de um Questionário, o qual foi aplicado em algumas Entrevistas, permitindo o levantamento das informações necessárias para a análise comparativa proposta por este trabalho. [RESULTADOS] A partir das diversas informações e detalhes obtidos a respeito dos hotéis e de suas Campanhas de Comunicação, foi possível verificar a veracidade da premissa na qual esta pesquisa se fundamentou: estes hotéis possuem baixa ocupação nos períodos de fins de semana e realizam esforços de comunicação para tentar melhorar suas ocupações e, por conseqüência, seus rendimentos. A maneira como cada um deles trabalha para melhorar esta situação é que teve suas particularidades. Todos os hotéis identificaram sua deficiência de ocupação nos finais de semana e procuram amenizá-la com a divulgação de pacotes promocionais para estes períodos. Este pacote pode referir-se apenas a um desconto na hospedagem, pode incluir descontos em outros serviços oferecidos pelo hotel, como restaurantes, ou também incluir descontos em outros atrativos, como teatros e shows, os quais não fazem parte da atividade normal do hotel. A Campanha desenvolvida é bastante simples e é baseada na divulgação escrita, não necessitando do trabalho das agências que cooperam com estes hotéis. As etapas de criação e produção do material a ser apresentado pela campanha são realizadas no próprio Departamento de Marketing, com o auxílio de Assessoria de Imprensa e de Relações Públicas. Os principais meios de divulgação utilizados são malas diretas, shell letters,folders e, principalmente, o contato direto via representantes de vendas ou no check-out do hotel. Os jornalistas também realizam um trabalho de divulgação dos hotéis quando colocam informações a respeito dos hotéis em seus artigos. [CONCLUSÃO1 Esta pesquisa está voltada para a investigação das alternativas produzidas pelos hotéis entrevistados para incrementar suas taxas de ocupação nos finais de semana. Com o exemplo destas campanhas, espera-se comprovar a diferenciação do Marketing Hoteleiro em relação aos demais. Não se busca quem consegue melhores resultados e sim de que forma se conseguiram melhores resultados. A propaganda “boca a boca”, bastante tradicional, apresentou-se mais uma vez como uma grande aliada do sucesso ou uma poderosa inimiga... Essa variação dependerá do que corresponde ao serviço, pois, como já foi dito, a compra de um serviço é algo muito subjetivo e o “vendedor” deve estar atento a tudo o que se passa a seu redor. A orientação de uma empresa pode dar algumas pistas da sua situação: vendas ou consumidor? As pessoas estão no caminho do resultado, sejam clientes ou funcionárias, se estiverem bem posicionadas, podem promover sucesso garantido.

Departamento: 

MCD

Anexos: