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[INTRODUÇÃO] Dentro de um mercado que vem se tornando extremamente competitivo, principalmente com a entrada de empresas estrangeiras no mercado, que começaram a estabelecer para as empresas brasileiras um maior nível de competitividade, o que não se observava em um mercado mais fechado ou muitas vezes monopolizado como se caracterizava o mercado brasileiro. Diante dessa mudança de cenário, se percebeu a necessidade de estar estudando formas de estar medindo o grau de competição entre as empresas. [METODOLOGIA] Para tanto, a metodologia utilizada consistiu inicialmente em uma pesquisa bibliográfica dos modelos já existentes de mensuração de competitividade das empresas e de números índices já existentes para o melhor mapeamento dos índices e métodos existentes em relação à medição da competitividade. O passo seguinte foi um estudo aprofundado sobre as teorias existentes em relação à análise competitiva do mercado, para ser possível um maior embasamento das características do ambiente em que as empresas estudadas estão inseridas. Nessa etapa que houve a necessidade de entender aprofundadamente o que seria competitividade entre as empresas. Posteriormente, realizou-se a escolha de um indicador que possibilitasse essa comparação entre as empresas e por fim realizou-se um estudo de caso com segmentos de mercado para estar validando o mesmo. [RESULTADOS] O resultado obtido através da pesquisa foi a possibilidade de estar estabelecendo alguns fatores internos e externos à empresa, que seriam considerados vantagens competitivas para que a empresa consiga estar conquistando sua fatia de mercado e, principalmente, obtendo maior lucratividade que seus concorrentes. Dentro desses fatores, considerados chaves na análise competitiva, alguns deles são os mais importantes e foram aqueles que entraram para a mensuração da competitividade entre as empresas. [CONCLUSÃO] Dentro desse mercado no qual as mudanças ocorrem rapidamente e as empresas vêem a necessidade de estar constantemente se posicionando e entendendo seu papel no mercado em que atuam, o escopo da pesquisa se mostra importante para a empresa através da mensuração do nível de competitividade imposto entre os players do mercado através da análise de alguns índices obtidos através da análise dos números financeiros da empresa, principalmente do volume de ativos totais.