CONVENIÊNCIA NO VAREJO ALIMENTAR: EXPLORANDO O MODELO DE NEGÓCIO. UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

Autor(es): 

Vinícius Medice Nishide - Orientadora: Profª Eliane Pereira Zamith Brito

Ano: 

2010

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] A conveniência no varejo alimentar é vista, atualmente, como um fator determinante para que o consumidor tome a decisão do local de compra. O que torna tal fator importante está relacionado ao cotidiano agitado dos cidadãos que habitam em grandes cidades, assim como o fortalecimento da mulher no mercado de trabalho. Esses cidadãos estão habituados a enfrentarem, em seu cotidiano, trânsito, multidões nas ruas e a conviverem com o estresse que as grandes cidades proporcionam. Dessa maneira, como fuga aos fatores que diminuem o bem-estar do consumidor, os mesmo têm buscado por alternativas que lhes proporcionem ganhar tempo, sendo uma dessas alternativas lojas consideradas convenientes. Dessa maneira, o projeto presente visa compreender como o consumidor avalia a conveniência no varejo alimentar, tendo como objetivos: (1) Mensurar como o consumidor avalia cada um dos fatores do composto mercadológico do varejo de pequeno e médio porte; (2) Determinar a importância relativa de cada fator do composto mercadológico do varejo alimentar; (3) Avaliar a preferência da oferta do varejo alimentar de pequeno e médio porte; (4) Determinar as principais adequações, indicadas pelos consumidores, a esses dois segmentos do varejo alimentar. [METODOLOGIA] O projeto contém informações provenientes de pesquisas de campo, tendo sido realizadas duas entrevistas com gestores de lojas de conveniência e supermercados de bairro, após realizadas as análises foram coletados dados de 233 consumidores, sendo 33 utilizadas para a realização do pré-teste e 200 para a análise de resultados. [RESULTADOS] Os resultados obtidos apontam que os consumidores têm procurado por lojas do varejo alimentar que lhes proporcionem ganhar tempo e bem-estar, sendo os atributos mais relevantes nas lojas de conveniência, de acordo com eles: qualidade dos produtos, diversidade de formas de pagamento, compras rápidas, localização e horário de funcionamento. Ao passo que nos supermercados de bairro buscam, prioritariamente, por: localização, diversidade de formas de pagamento, existência de serviços adicionais e preço. [CONCLUSÃO] A conveniência no varejo alimentar foi avaliada como um conjunto de fatores que facilitam a vida das pessoas, os consumidores cada vez mais exigentes buscam não somente por uma loja com boa localização, mas também procuram por produtos de qualidade, estando interessados também no sortimento desses produtos, em facilidades de formas de pagamento, em compras rápidas e inclusive em serviços adicionais que tal estrutura de varejo encara como estratégia para ganhar clientes mesmo que não lhes proporcione ganhos diretos, como caixa 24 horas. Assim sendo, observa-se que o varejo alimentar, a fim de conquistar seu consumidor e ganhar mercado deve ter flexibilidade no seu funcionamento, de forma a dar o que o cliente quer, quando o cliente desejar, devendo estar apto a facilitar a vida do mesmo, para que tal consumidor encare seu local de compra como prazeroso e satisfatório, de forma a fazê-lo acreditar que mesmo vivendo em uma cidade grande, na qual tempo é um recurso escasso, pode economizar seu tempo e o utilizar para suas atividades pessoais e familiares, mesmo que para isso tenha que pagar um preço maior.

Departamento: 

MCD

Anexos: