CONVENIÊNCIA NO VAREJO ALIMENTAR: EXPLORANDO O MODELO DE NEGÓCIO

Autor(es): 

Rodrigo Guidon Rocha - Orientadora: Profª Eliane Pereira Zamith Brito

Ano: 

2010

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O objetivo do projeto era: “descrever como o consumidor define conveniência para o varejo alimentar, usando os fatores que caracterizam conveniência, segundo as referências consultadas durante o decorrer do projeto”. As entrevistas deveriam também fornecer dados suficientes de responder também os objetivos específicos do projeto: definir como o consumidor avalia conveniência e caracterizar a loja de conveniência alimentar, a partir dos fatores listados pela teoria estudada como definidores da conveniência no varejo, segundo o ponto de vista do consumidor. [METODOLOGIA] O levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas em profundidade com usuários dos diferentes tipos de varejo alimentar. A seleção dos entrevistados foi por conveniência e o Critério Brasil foi utilizado para definir a classe econômica do entrevistado. Apenas indivíduos das classes A,B e C responderam ao questionário. Foram feitas quinze entrevistas. [RESULTADOS] Os resultados da pesquisa vão de acordo com teoria consultada. Podemos concluir que a conveniência é caracterizada pela diminuição do tempo e esforço durante o processo de compra, e da rapidez e facilidade de obter produtos. O estudo indicou que o modelo de negócio é viável como será dito na conclusão. [CONCLUSÃO] Para o entendimento do serviço oferecido pela loja de conveniência, é necessária a reflexão e compreensão do atual situação sócio-econômica brasileira. Políticas de distribuição de renda e o desenvolvimento econômico que o Brasil vive durante os últimos anos têm proporcionado riquezas a sua população, aumentando seu poder aquisitivo. Dessa maneira, os altos preços cobrados pelas lojas de conveniência podem ser pagos por um maior mercado consumidor. A mulher, outrora dona de casa, responsável pelos afazeres domésticos, passa a se infiltrar cada vez mais no mercado de trabalho e por isso a ter menos tempo para se dedicar ao lar e às compras. A loja de conveniência oferece um serviço mais fácil, prático, rápido e cômodo e atende as necessidades dos consumidores que buscam economizar tempo e esforço. Atualmente, alguns consumidores valorizam a economia de tempo e se mostram disponíveis a pagar mais caro por isso. Os consumidores não esperam um mix de produtos muito maior que a loja oferece. Um amplo mix causaria danos ao ambiente da loja, como: poluição visual, má organização e exposição dos produtos e insatisfação aos seus clientes.

Departamento: 

MCD

Anexos: