CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS PARA A COMPETITIVIDADE: ESTUDO DE CASO DE BANCOS DE VAREJO NO BRASIL

Autor(es): 

Mariel Tamie Elias Sato - Orientador: Prof. João Mário Csillag

Ano: 

2007

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O setor bancário apresenta significativa expressão no cenário brasileiro atual.  Nos últimos dez anos, este setor tem passado por grandes transformações que, junto com a tendência de segmentação e desenvolvimento de produtos e serviços voltados para um público específico, tornam o estudo da inovação no setor bancário um tema interessante a ser analisado.  Além disso, o estudo da inovação, por ser um assunto relacionado ao management brasileiro, é de muito interesse no cenário atual.  Desta forma, esta pesquisa visa definir como é o processo de inovação em bancos.  [METODOLOGIA] A presente pesquisa foi realizada através do método de Estudo de caso.  Primeiramente, foi feito o levantamento de informações acerca dos temas inovação e segmento financeiro, com o desenvolvimento de textos sobre estes.  Em seguida, foram realizadas entrevistas em bancos de varejo.  Finalmente, foram feitas a análise dos resultados obtidos e a conclusão.  [RESULTADOS] Dentre os resultados obtidos, observa-se que quatro bancos estudados posicionam-se como bancos de varejo, sendo que um outro banco analisado atua em um nicho específico, entretanto também caracteriza-se como banco de varejo.  Principalmente devido à segmentação, estes bancos apresentam diferentes estratégias, mas também possuem um traço comum: o foco no relacionamento com seus clientes.  Através da estratificação e da diferenciação, os bancos atendem às necessidades de um público específico.  Quanto a produtos similares oferecidos por bancos concorrentes, percebeu-se que, devido à regulamentação do mercado para pessoas físicas, isto ocorre de forma freqüente e normal.  [CONCLUSÃO] Através dos resultados obtidos, foi possível notar qual a percepção da inovação pelos bancos, que é a de um processo de criação e desenvolvimento de um produto ou serviço.  Em três bancos, percebeu-se um conceito mais amplo de inovação, sendo que estes visavam atender às necessidades dos clientes mesmo com a alta regulamentação.  Nestes casos, a alta direção dos bancos apresentava foco na inovação.  Além disso, foi possível notar que, em um dos bancos, devido a seu histórico na inovação, o conceito desta confunde-se com o de inovação tecnológica.  Percebeu-se também a importância, para os bancos, em ser o primeiro a lançar um produto ou serviço.  Como os produtos disponíveis aos clientes pessoa física de diferentes bancos são similares, ao desenvolver um produto ou serviço em primeiro, o banco em questão é capaz de ter um monopólio temporário do mercado.  Finalmente, através da presente pesquisa, foi possível notar a importância da inovação em um cenário global e principalmente em bancos de varejo.  A inovação já vem sendo estudada há tempos, como pode-se ver com a contribuição de Joseph Schumpeter ao tema, e continua com forte presença na atualidade.  A inovação é altamente significativa para a competitividade dos negócios e, conseqüentemente, para o sucesso das organizações.

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