CONSUMO, LAZER E TURISMO NO BRASIL

Autor(es): 

Teodora Sol Constantino Barone - Orientadora: Profª Gisela Black Taschner

Ano: 

2007

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente trabalho de pesquisa teve como finalidade investigar as principais características do setor de Lazer e Turismo no Brasil e sua ligação com o Consumidor Brasileiro e a identificar as principais tendências para o mesmo. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada foi a de pesquisa em revistas acadêmicas (RAE – Revista de Administração de Empresas e RAUSP – Revista de Administração da USP) e de livros publicados no Brasil relacionados com o tema escopo deste projeto de pesquisa. Os textos encontrados e considerados de relativa importância aos trabalhos foram fichados de forma padrão, ressaltando as características relevantes para a pesquisa. [RESULTADOS] Estando o Brasil entre os principais países emergentes na atualidade, características econômicas tendem a incentivar a demanda pelo turismo nacional; já que fora constatado na presente pesquisa que fatores econômicos nacionais, como renda per capita, incentiva tal demanda. Além de estar em um quadro econômico favorável, o Brasil possui vasta opção de turismos, desde ecológicos à de negócios, e podem atrair uma vasta gama de turistas, tanto internos quanto externos. [CONCLUSÃO] Entretanto, apenas ceder os tipos de turismo não é mais suficiente para consumidores cada vez mais exigentes, cientes de seus direitos e preocupados com a questão ambiental. A regulação do setor turístico nacional em relação à preservação ambiental e à adequação dos canais turísticos a altos padrões de qualidade são requisitos fundamentais para o crescimento do setor no Brasil. Além disso, a infra-estrutura promovida pelo governo também é de suma importância como: garantia de segurança e meios de transporte eficientes.

Departamento: 

FSJ

Anexos: