CONSUMO E CIDADANIA

Autor(es): 

Rodolfo Pantojo Oliveira - Orientadora: Profª Gisela Black Taschner

Ano: 

2011

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Este trabalho é parte de um trabalho mais amplo da professora Gisela Black Taschner sobre Consumo e Cidadania e visa verificar como as novas tecnologias, em especial a internet e as redes sociais, podem alterar a forma que o consumidor tem de se relacionar com as empresas e como isso pode aumentar o poder do consumidor, reduzindo assimetrias de poder entre consumidores e corporações e melhorando a qualidade dos direitos de consumo adquiridos contribuindo assim para a melhoria na cidadania. [METODOLOGIA] Primeiramente foram coletados textos que pudessem ajudar na compreensão do tema. As pesquisas foram centradas em três temas principais: Internet, Redes sociais e Movimentos sociais. Após coletar material para balizar nossa análise, pesquisamos uma empresa que pudesse servir como estudo de caso para que pudéssemos verificar se as teorias estudadas poderiam ser observadas na prática. Após escolhermos uma empresa, começamos a analisar a dinâmica social presente naquela comunidade de marca, quais eram seus atores principais e como os consumidores faziam uso daquele espaço. [RESULTADOS] Verificamos que a comunidade de marca era utilizada pelos consumidores para tirar dúvidas sobre os serviços, fazer reclamações e pedir informações e a empresa observada apresentava certa preocupação com os problemas que ali surgiam e, na maioria dos casos, apresentava uma resposta com a solução para o problema ou indicava o caminho para solucioná-lo. [CONCLUSÃO] Tomando como base que o aumento de informação por parte dos consumidores contribui bastante para reduzir a assimetria de informações que é a principal causa de assimetria de poder entre consumidores e corporações, consideramos então que de fato a comunidade virtual de marca observada contribuiu para um empoderamento do consumidor.

Departamento: 

GEP

Anexos: