COMUNICAÇÃO INTERNA: NARRATIVA COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO AO PROCESSO COGNITIVO DE APRENDIZAGEM E GERAÇÃO DE CONHECIMENTO

Autor(es): 

Gabriela Torquato Fernandez - Orientadora: Profª Natércia Carona

Ano: 

2013

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Os avanços tecnológicos do século XXI permitiram inovações e ampliações no acesso à informação e à comunicação, gerando mudanças nas relações sociais, as quais criaram novas necessidades e desafios também no âmbito pessoal e dos relacionamentos. Exige-se, pois, novas soluções para os modelos de gestão de pessoas, os quais tem caráter estratégico nas organizações. O presente trabalho espera contribuir com uma análise aprofundada da gestão de pessoas, incluindo seus princípios e fatores fundamentais, além de apontar uma nova perspectiva de atuação e intervenção, por meio das narrativas, ferramenta de comunicação interna. Almeja-se compreender as potencialidades e benefícios na utilização dessas narrativas para construir um melhor relacionamento com os colaboradores de uma organização, analisando os pontos de maior coerência, influência e impacto, bem como os pontos de conexão entre estas áreas de conhecimento. Além disso, objetiva-se compreender a importância dos processos cognitivos de aprendizagem e de geração de conhecimento no modelo de gestão de pessoas, e sua relação com as narrativas. Desta forma, espera-se transmitir conhecimentos que auxiliem no aperfeiçoamento dos processos dos modelos de gestão de pessoas de organizações diversas. [METODOLOGIA] A presente pesquisa possui fim exploratório, com traços de pesquisa descritiva, havendo a exposição de características das variáveis e o estabelecimento de correlações entre estas. O método de investigação é o estudo de caso, proveniente do anseio de se compreender fenômenos sociais complexos, com caráter de profundidade e detalhamento. Para isto são utilizados apenas dados secundários, sendo a coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e investigação documental, com o intuito de se aproximar de uma revisão teórica. No que tange a amostra, é não probabilística, por acessibilidade e tipicidade. [Resultados] A partir do referencial bibliográfico apresentado neste trabalho, reconhece-se que as narrativas se apresentam como uma ferramenta de grande potencial por sua capacidade de trabalhar, de maneira singular, no tocante das especificidades de cada indivíduo, como sua memória, atingindo os processos de aprendizagem e gestão de conhecimento, de maneira mais atraente e de fácil compreensão. A utilização das narrativas permite transformar e maximizar os benefícios da gestão de pessoas, assim como contribuir para o desempenho da organização como um todo, por meio das pessoas. Isto ocorre ao passo que permite um direcionamento mais estratégico, aumenta a produtividade dos funcionários, a reputação interna e perante stakeholders externos, maior conhecimento da organização, melhora do clima organizacional, sentimento de equipe, comunicação transparente e efetiva entre todos, além de diversos outros benefícios. [CONCLUSÃO] A presente pesquisa permite reconhecer a área de comunicação, assim como a comunicação interna, e mais especificamente, as narrativas, como um meio de se encontrar soluções eficazes e diferenciadas para a temática de gestão de pessoas. As narrativas são ferramentas capazes de contribuir para a construção da identidade organizacional, além de fortalecê-la e disseminá-la, contribuindo para que os colaboradores sejam capazes de se ‘empoderar’ desta, e consequentemente, afetar e contribuir para os processos de aprendizagem e de geração e gestão de conhecimento.

Departamento: 

ADM

Anexos: