COMO AS EMPRESAS TÊM UTILIZADO AS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS OPERACIONAIS?

Autor(es): 

Isabella Ulson Resky - Orientador: Cristiane Biazzin

Ano: 

2016

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O “Projeto Redes Sociais e Desempenho Operacional” teve por objetivo analisar como tem-se utilizado as redes sociais no desenvolvimento de suas práticas operacionais dentro das organizações e como isso tem impactado o desempenho operacional da firma. Percebe-se que com o advento da internet, a comunicação e a troca de informações assumiu novos padrões de velocidade e qualidade. É também fato que as redes sociais têm sido amplamente utilizadas não apenas para fins de entretenimento e marketing, mas também para acelerar a troca de informação nas atividades e práticas operacionais (mesmo que de forma não-institucionalizada pela empresa), mas como uma alternativa que os colaboradores encontraram para alavancar seus processos. Dessa forma, pretendeu-se com o estudo avaliar a existência desse fenômeno, sua intensidade, como tem sido estruturado pelos colaboradores e quais os principais resultados percebidos. [METODOLOGIA] Durante a revisão de literatura percebeu-se que o tema do presente projeto é bastante recente, portanto o referencial teórico é em muitos aspectos inexistente ou por outro lado, o assunto é contemplado por trabalhos atualizados que tornam a pesquisa ainda mais próxima de seu objeto e alinhada com o contexto ambiental. Além dos dados secundários obtidos nas fases de revisão de literatura realizou-se também coleta de dados primários. Na etapa qualitativa realizou-se um focus group com sete participantes e uma mediadora em 5 de abril de 2016. A partir desse focus group obtiveram-se os insumos necessários para a elaboração de um questionário estruturado que obteve 101 respostas válidas. O período de coleta das respostas da fase quantitativa ocorreu de 23 de maio de 2016 a 13 de junho de 2016. [RESULTADOS] Pode-se notar que o Whatsapp figura como a principal rede social utilizada pelos respondentes tanto para fins profissionais quanto pessoais (97% dos respondentes) reforçando assim, o que foi levantado na revisão de literatura quanto à importância desse aplicativo para a comunicação no Brasil. Ao comparar, entretanto, a comunicação interna e externa da organização percebe-se uma queda na utilização dessa ferramenta com clientes e fornecedores apesar de se mostrar ainda relevante. Quanto aos respondentes que declararam não utilizar o WhatsApp no ambiente de trabalho, destaca-se como motivos as normas da empresa e a preferência pessoal. [CONCLUSÃO] Há uma percepção geral que o Whatsapp é uma ferramenta mais ágil se comparada às demais e, além disso, considera-se que ela contribua para um aumento na produtividade das organizações. Também se destaca que não se atribui um incremento de aprendizado nas organizações por meio do aplicativo. 

Departamento: 

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Anexos: